Biblioteca

Serviços

A consulta local e on line ao acervo da Biblioteca é livre e gratuita, permitida a toda comunidade acadêmica e comunidade externa.

Empréstimo domiciliar 
O empréstimo domiciliar é permitido aos alunos e servidores do IFC, devidamente cadastrados na Biblioteca. Para a comunidade externa, é permitida somente a consulta local, não havendo empréstimo domiciliar. Procure a biblioteca para obter maiores informações sobre prazo de devolução das obras e limite de material para empréstimo.

Renovação de empréstimo 
A data de devolução do empréstimo das obras poderá ser renovada, caso não haja solicitação de reserva. A renovação deverá ser feita no balcão de atendimento naquelas bibliotecas que ainda não utilizam o sistema automatizado e neste caso é indispensável a apresentação do material emprestado. Já nas Bibliotecas que utilizam o sistema automatizado, o usuário poderá realizar a renovação on line.

Reserva de materiais 
Obras não encontradas no acervo poderão ser reservadas e os usuários serão atendidos por ordem cronológica das solicitações. Para reservas das obras é necessário preencher uma ficha de solicitação de reserva nos Campi que ainda não utilizam o sistema automatizado. Nos Campi que contam com esse recurso a reserva é feita on line pelo próprio usuário. Os usuários serão avisados por e-mail sobre a disponibilidade da obra reservada. As obras ficarão à disposição do usuário por 24 horas a partir da chegada à Biblioteca; esgotado o prazo, a reserva será cancelada automaticamente. Ao usuário não será permitida a reserva de materiais que já se encontrem em seu poder.

Acesso à internet para pesquisa acadêmica
As Bibliotecas do SBI/IFC disponibilizam computadores para pesquisas acadêmicas. Verificar em seu Campus as normas de utilização deste recurso.

Serviço de referência 
É o apoio aos usuários para o uso e exploração na utilização dos recursos informacionais disponíveis na Biblioteca, e às fontes de pesquisa existentes, tais como, catálogos, bases de dados, Internet, entre outros.