IFC convida para o 3ª Simpósio da Pedagogia

Escrito por juliana.motta. 7 de maio de 2014, às 18:00

Estudantes, servidores e a comunidade externa estão convidados para o 3º Simpósio da Pedagogia, evento promovido pelo Instituto Federal Catarinense (IFC) Câmpus Videira. O Simpósio será realizado de 19 a 23 de maio no auditório do IFC. As inscrições para participantes (ouvintes) vão até 18 de maio. Também há possibilidade de participar apresentando um trabalho, nesse caso a inscrição encerra-se já no dia 12 de maio.

O objetivo do evento é refletir sobre a diversidade e os processos inclusivos no campo da educação e oportunizar a formação de professores e estudantes da área, aprofundando o debate sobre a docência.

De acordo com a coordenadora do curso de Pedagogia do IFC, professora Francini Carla Grzeca, o evento deste ano consolidará as experiências positivas das duas edições anteriores. “Assim como no ano passado teremos abertura de inscrições de trabalhos científicos no formato pôster. E manteremos a estrutura da programação que concilia palestras, oficinas, mesa-redonda e apresentação científica, que atribui ao evento dinamicidade”, explica.

Conforme explica Francini, o foco do evento é debater sobre temas atuais em educação e sua relação com a formação inicial e continuada de professores. “Esta discussão representa importante abordagem para as acadêmicas/os e professores/as ao propiciar reflexões críticas sobre o processo educativo e sobre os desafios da docência na atualidade”.

Envio de trabalhos

Serão admitidos trabalhos científicos de estudantes ou professores do ensino superior, pesquisadores e profissionais da educação básica e técnica e, ainda, trabalhos com experiências ou práticas de ensino-aprendizagem.

Fique atento às datas para inscrição:

Até 12 de abril: inscrições para participantes que queiram submeter resumo para apresentação de pôster.
Até 18 de maio: inscrições abertas para o público em geral.

Programação

19/05- Palestra de abertura com o tema Gênero e educação: diálogos possíveis e necessários, ministrada pela professora mestre Caroline Jaques Cubas – Faed/Udesc.

20 e 21/05 – Serão 7 oficinas (veja completo no site do evento)

22/05- Apresentação de pôsteres e mesa-redonda com o tema: “Diversidade em debate”, na qual serão abordados temas que perpassam o cotidiano escolar como: formação de professores na perspectiva da educação inclusiva; educação escolar indígete e gênero e sexualidade.

23/05 – Palestra de encerramento com o tema Educação, Diversidade e Inclusão: desafios contemporâneos para uma educação emancipadora ministrada pela professora doutora Sônia Regina de Souza Fernandes – IFC Camboriú.

Site e contato

Para ter acesso à programação completa e às normas para submissão de trabalhos científicos, acesse o site do evento: http://eventos.videira.ifc.edu.br/pedagogia/.

simposio imagem noticia