IFC está otimista para edição 2014 da Olimpíada de Foguetes

Escrito por juliana.motta. 14 de maio de 2014, às 16:01

Depois de faturar o 1º lugar nacional na Olimpíada de Foguetes em 2013, o Instituto Federal Catarinense (IFC) Câmpus Videira já se prepara para a disputa novamente. No sábado (10) foi realizado, no Cetrevi, a etapa local da Olimpíada.

“Tivemos uma melhora significativa nos resultados obtidos pelas equipes participantes da fase local da Olimpíada Brasileira de Foguetes em 2014. Em 2013 apenas sete equipes conseguiram ultrapassar os 100 metros de distância. Agora o número dobrou e 14 equipes conseguiram ultrapassar essa marca”, destaca Jaquiel Salvi Fernandes, professor de Física do IFC e um dos organizadores da Olimpíada na Instituição.

Segundo o professor, a vitória em 1ª lugar no ano passado incentivou mais alunos a participarem. O número de equipes passou de 41 em 2013 para 65 em 2014, envolvendo cerca de 250 alunos na disputa local, além da participação de professores, pais e colegas que incentivam e acompanham.

Equipe vencedora

A equipe que conquistou maior distância no lançamento do foguete é composta por alunos do curso técnico em Eletroeletrônica integrado ao Ensino Médio. Os estudantes Adriano Anzanello, Matheus Barcaro Fantin, Bruno Zardo Barcelos e Vitor Cividini Barbieri atingiram a marca de 200,3 metros ficando em 1º lugar na fase local.

A partir de agora todas as instituições participantes enviarão as distâncias obtidas para os organizadores da fase nacional. As maiores distâncias alcançadas na fase local serão selecionadas para a fase nacional e irão competir no Rio de Janeiro.

O resultado dos classificados para a fase nacional será divulgado no segundo semestre. “Ainda não temos certeza se a equipe irá para a fase nacional no Rio de Janeiro, no entanto, devido a distância obtida, estamos na torcida e muito confiantes”, comentou Jaquiel.

Sobre o evento

A iniciativa faz parte da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Durante o trabalho, os participantes aprendem e colocam em prática a Lei Física da Ação e Reação, de Isaac Newton. Para isso, será usado um combustível feito a partir da mistura de vinagre com bicarbonato de sódio (fermento em pó). Além de elaborarem os foguetes, os estudantes têm que construir a base de lançamento.

foguetes (1) saindo base