Curso de Pedagogia realiza palestra sobre formação de professores para EJA

Escrito por juliana.motta. 24 de setembro de 2014, às 19:18

Leda Ribeiro Letro, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi a palestrante que deu abertura ao ciclo de palestras do Curso de Extensão em Formação Continuada de Professores e Gestores da Educação de Jovens e Adultos de Videira e Região, promovido pelo curso de Pedagogia na última sexta-feira, 19 de setembro.

Com o tema “EJA no Brasil atual: ações e práticas na formação do(a) professor (a) e gestores (as)”, o encontro reuniu estudantes de Pedagogia e 37 professores que trabalham com Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Videira e Região, além de outros participantes.

A professora do curso de Pedagogia Inês Soares Nunes Poggio, organizadora do evento, agradeceu a presença de todos e destacou a importância da formação. “A ideia deste curso surgiu a partir de uma parceria com a Gered. Essa parceria é muito bem-vinda para nós e por isso agradeço a presença de todos e desejo um ótimo curso”.

A palestra de abertura consistiu na apresentação das reflexões da palestrante ao longo de sua trajetória profissional, docente e acadêmica. Leda apresentou os resultados de sua dissertação de mestrado em que analisa as bases legais e as concepções ideológicas que nortearam a implantação da política de formação de Jovens e Adultos no Brasil.

“Observamos que o papel proposto para a EJA no Brasil é o de reajustar o homem às novas condições de trabalho, considerando as mudanças ocorridas com a industrialização do país quando a EJA foi criada. Nessa perspectiva a escola tem um papel civilizatório”, defende a palestrante, expondo que as bases documentais oficiais da política da EJA foram feitas com apoio da UNESCO, que é financiada pelo Banco Mundial. “É evidente uma relação de influência de órgãos externos na formulação de políticas públicas no Brasil”, argumenta.

Apresentando uma visão crítica a palestrante afirmou que as consequências do modelo ideológico que norteou as políticas dessa área no país são sentidas até hoje. Segundo Leda, refletir a missão do professor nesse contexto é fundamental para que o docente saiba seu lugar e seu papel frente aos desafios da profissão.

Sobre a palestrante
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994), mestrado em Educação: Educação, Estado e Políticas Públicas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina (2013); Professora da Educação Básica, com ênfase na modalidade Educação de Jovens e Adultos (1995-2010); Tem experiência como professora/tutora na área de Educação Superior com ênfase na formação continuada de professores de EJA na modalidade EaD.