1º Festival Mangiare de Gastronomia é sucesso em Videira

Escrito por juliana.motta. 21 de outubro de 2014, às 10:37

O 1º Festival Mangiare de Gastronomia realizado no último sábado (18), por meio de uma parceira entre o Instituto Federal Catarinense (IFC), Câmpus Videira, com apoio da Secretaria de Turismo e Cultura do município foi um sucesso. O evento aconteceu no pavilhão do bairro São Cristovão e foi executado pela Associação dos Servidores do IFC (ASIV). A iniciativa foi marcada por um saboroso jantar, que foi prestigiado pelo pró-reitor de Extensão do IFC, José Carlos Brancher, pelo prefeito em exercício Jorge Antonio Lopes Oliveira e pelo secretário de Turismo e Cultura – Clemir Schmitt, além de um grande público.

José Carlos Brancher falou sobre a importância da Extensão em eventos como este. “O Instituto Federal tem a missão de promover o desenvolvimento das regiões onde se instala, buscando parcerias que promovam a cidade, que estimulem a cultura local e a integração. Por isso quero parabenizar pela organização do evento e agradecer à prefeitura pelo apoio prestado”.

Presente no evento o prefeito em exercício Dr. Jorge agradeceu a presença e elogiou a organização. “É uma honra ver a cultura de nossos colonizadores sendo resgatada, através de um evento tão bonito e bem organizado como este”, disse Dr. Jorge.

Conforme explicou o Secretário de Turismo e Cultura de Videira, Clemir Schmitt, o projeto Mangiare foi realizado com a finalidade de contribuir para manter os costumes e as tradições de Videira e região, através do envio da fotografia de uma receita italiana, com descrição do prato, dados culinários e do participante. Além do resgate histórico dos pratos tradicionais dos imigrantes, entre as receitas selecionadas algumas foram apresentadas à comunidade durante o 1º Festival Mangiare de Gastronomia. “Foi uma noite gastronômica, onde foram harmonizadas algumas das receitas apresentadas no livro e oferecidas à comunidade local. A partir desta primeira experiência, a intenção é tornar o projeto anual com a realização de pesquisas sobre a herança gastronômica de outras etnias, como a germânica e a cabocla”.

A finalização do projeto também deu vida a um livro, resultado do concurso Mangiare de Gastronomia Italiana. Trata-se de uma publicação bilíngue (português e Italiano) que reproduz 60 receitas escolhidas na região de abrangência da pesquisa. O lançamento do livro de receitas também aconteceu durante o jantar, que contou ainda com a apresentação do coral italiano do IFC e do grupo de danças italianas Volare de Treze Tílias. Na oportunidade os donos de todas as receitas selecionadas foram presenteados com um exemplar do livro e outros 20 exemplares foram sorteados entre o público presente.

Fonte: Silvia Palma (Prefeitura de Videira) e CECOM IFC Videira
Fotos: Pedro Schaitel (Prefeitura de Videira)