Lançamento do Fórum Mundial de EPT será em Brasília nesta terça-feira (09)

Escrito por juliana.motta. 9 de dezembro de 2014, às 12:29

Será no dia 9 de dezembro o lançamento nacional do III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT), no auditório do Ministério da Educação, em Brasília, às 14h30. Toda a solenidade poderá ser acompanhada via webconferência através do link:http://portal.mec.gov.br/setec/transmissao A data marca o início das inscrições para o evento, que será realizado entre os dias 26 e 29 de maio de 2015, no Recife.

A cerimônia contará com a presença do secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Alécio Trindade Barros, e dos reitores da Rede Federal de Edcuação Profissional e Tecnológica. Na ocasião, serão realizadas inscrições simbólicas dos primeiros participantes. O III FMEPT já teve um lançamento internacional, na China, em outubro, e contará ainda com lançamentos regionais, realizados em todos os estados brasileiros através das instituições que formam o Comitê Organizador do evento.

Com o tema “Diversidade, Cidadania e Inovação”, o Fórum tem uma programação que inclui conferências, debates, observatórios internacionais, palestras, minicursos, oficinas, mostras de pôsteres e de inovação tecnológica, atividades culturais, além de feiras de gastronomia; de economia solidária e do livro.

As inscrições são gratuitas e divididas em três categorias: ouvinte, mostra de pôsteres e atividades autogestionadas. Nos dois primeiros casos, a inscrição deve ser efetuada de forma individual. Quem se inscrever como ouvinte poderá ter acesso a toda a programação do Fórum,.

Para a Mostra de Pôsteres, os interessados devem realizar normalmente a inscrição como ouvinte e, posteriormente, acessar a área para submissão de trabalhos, obedecendo ao padrão especificado no regulamento. Serão aceitos estudos relacionados às áreas do conhecimento de Ambiente e Saúde; Segurança; Apoio Escolar; Controle e Processos Industriais; Produção Alimentícia; Produção Cultural e Design; Informação e Comunicação; Produção Industrial; Recursos Naturais; Educação Profissional e Tecnológica; Sustentabilidade; Projetos Sociais; Políticas Públicas; Outros.

Já as inscrições para as atividades autogestionadas só poderão ser efetuadas pelas instituições que integram o Comitê Organizador. Cada entidade poderá submeter até 14 propostas de atividades para serem incluídas na grade de programação do evento, sendo três atividades técnico-científicas (oficinas, seminários, mesas redondas, minicursos, painéis, etc), quatro atividades culturais, três trabalhos para Mostra de Inovação Tecnológica, duas para a Feira de Gastronomia e duas para a Feira de Economia Solidária. Entre as atividades autogestionadas, esta é a única que aceitará a submissão de trabalhos de proponentes externos ao Comitê.

Mais informações em www.fmept.org

Fonte: Gil Acioly  (Instituto Federal de Pernambuco)

FMEPT