Comunidade Terapêutica recebe alimentos do IFC Videira

Escrito por rosana.oliveira. 6 de abril de 2015, às 10:13

Representantes do Grêmio Estudantil realizaram a entrega dos alimentos doados por servidores e alunos durante a campanha “Páscoa Solidária”, que aconteceu durante o mês de março no IFC câmpus Videira. Os alimentos foram destinados à Comunidade Terapêutica São Francisco (CTSF).

Com capacidade para abrigar 48 internos, a comunidade atualmente atende 40 homens ou seja, 83% de sua capacidade. Durante o tratamento, que é de no mínimo 90 dias, os internos desenvolvem atividades nos grupos de apoio, praticam esportes, recebem acompanhamento médico e psicológico e assistem a palestras. A família também recebe suporte psicológico durante o programa.

Segundo a assistente social da CTSF, Jaziela Lisboa, “A família precisa participar ativamente durante o processo de recuperação do dependente químico para saber se portar diante dele. Para tanto, recebe orientações no sentido de auxiliar corretamente o dependente, evitando facilitar ou permitir o uso e saber o que fazer diante das várias situações que surgem durante o tratamento. O acompanhamento serve principalmente para favorecer o resgate dos vínculos familiares.”

A entidade enfrenta dificuldades para se manter, pois depende basicamente de doações vindas da comunidade e de empresas, convênios com órgãos governamentais, além da realização de rifas, bingos e jantares. Dentre as atividades que precisam ser custeadas estão: a manutenção da estrutura física, alimentação, material didático, roupa de cama, profissionais que fazem o acompanhamento aos pacientes, e outras necessidades.

“Queremos agradecer ao IFC por este ato. Para nós, o recebimento destes alimentos é de grande importância, pois possibilita o bom andamento das atividades”, enfatiza Jaziela.

A Comunidade Terapêutica São Francisco é uma entidade de utilidade pública sem fins lucrativos que tem como missão o tratamento de alcoolismo e outras drogas, bem como a reinserção social e no mercado de trabalho. Dedica-se à prevenção de recaídas, atendendo o público masculino.

Muito Obrigado a todos que colaboraram!!!

Páscoa SolidáriaDSC_0043 Páscoa SolidáriaDSC_0046 Páscoa SolidáriaDSC_0047 Páscoa SolidáriaDSC_0048 Páscoa SolidáriaDSC_0053 Páscoa SolidáriaDSC_0055 Páscoa SolidáriaDSC_0057

Rosana de Oliveira
Coordenação Especial de Comunicação – CECOM
Fotos: CECOM