Quer acessar o Portal de Periódico CAPES, Microsoft Dreamspark Standard, VídeoAula@RNP e muito mais?

Escrito por rosana.oliveira. 7 de abril de 2015, às 10:21

A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) do IFC disponibilizou aos servidores e alunos os serviços da Comunidade Acadêmica Federada (Federação CAFe). São 7 serviços que podem ser utilizados pela comunidade IFC, mediante um autocadastro, são eles: Portal de Periódico CAPES, Microsoft Dreamspark Standard, FileSender@RNP, JEMS, Vídeo@RNP e VídeoAula@RNP, Foodle e Atlases.

Segundo o diretor de TI, Vander Vigolo, para ter acesso a estes serviços os docentes e TAEs do IFC devem realizar o seu autocadastro acesse AQUI. “O autocadastro é simples e será feito uma única vez pelo usuário. Solicitamos que os servidores o façam para ter acesso aos serviços que já estão disponíveis”, disse Vigolo.

O conceito básico da CAFe é permitir que o usuário e senha sejam únicos para todos os acessos, ou seja:elimina a necessidade de múltiplas senhas de acesso e processos de cadastramento. O acesso aos estudantes do IFC será liberado após a implantação e cadastro no Siga Acadêmico. Segundo o coordenador de Sistema do IFC, Renato Muniz, os alunos de pós-graduação terão o acesso liberado até metade deste ano e aos demais a partir do primeiro semestre de 2016.

A Federação CAFe é mantida pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), sendo um projeto ofertado pelo MEC em formato gratuito e acadêmico para as instituições de ensino públicas no Brasil. Neste caso, todos os serviços da CAFe são disponibilizados gratuitamente ao IFC e seus públicos internos mediante a assinatura do Termo de Compromisso para Adesão à CAFe.

Como fazer o autocadastro?

1) Acesse o site de autocadastro AQUI.

2) Preencha os dados.

3) No campo Unidade de Lotação, solicite esta informação diretamente na DGP (Reitoria) ou na CGP (câmpus). Aqui deve ser cadastrada a Unidade de EXERCÍCIO.

4) E-mail de confirmação: será enviado para o seu e-mail para confirmar o autocadastro.

5) Utilizar os serviços.

6) Para mais informações e passo a passo de autocadastro acesse AQUI.

* Salvo estagiários. Para este público, o cadastro não é possível.

Da Tecnologia

A tecnologia adotada pela CAFe é chamada de banco de dados (inclusive para autenticação), por isso é fundamental que o servidor e aluno crie seu login e senha no autocadastro. Assim o servidor e aluno terá mais privacidade e segurança no acesso às informações. As instituições pertencentes à CAFe podem atuar como provedores de identidade (idp) e como provedores de serviço (SP).

Mais serviços: EDUROAM

Atualmente, o IFC trabalha na implantação do EDUROAM. Se trata de um serviço adicional ofertado pela Federação CAFe às instituições que já utilizam a mesma. Neste serviço o usuário dispõe de uma ampla cobertura internacional que reúne instituições de mais de 60 países, unindo diversos usuários na troca de experiências e conhecimento.

A relação de confiança entre instituições participantes da EDUROAM permite que os usuários se autentiquem unicamente em sua instituição de origem (IFC) que fornece as garantias de autenticidade e credibilidade necessárias às demais instituições.

No IFC, o EDUROAM se encontra em fase de teste.

* Texto e foto: CECOM/Reitoria.

** Informações: RNP.