IFC câmpus Videira realiza curso básico de LIBRAS

Escrito por rosana.oliveira. 27 de abril de 2015, às 14:19

Com o objetivo de minimizar as barreiras comunicativas existentes entre o mundo dos ouvintes e o mundo dos surdos, o IFC câmpus Videira realizou curso da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.
Através da introdução de conhecimentos básicos sobre a língua, o curso promoveu vivências práticas contextualizadas do aprendizado da LIBRAS com exploração de dicionário específico; dvd’s sobre o uso da língua e manifestação da cultura surda; aula expositiva e dialogada com apresentação do tema e aspectos importantes da língua; atividades escritas de apoio à aprendizagem; dinâmicas de grupo e demais atividades.

Participaram do curso 30 alunos, que em sua maioria são professoras das redes Municipal, Estadual e Federal, servidores, alunas do curso de Pedagogia do IFC e simpatizantes da língua.

Segundo a intérprete de LIBRAS e facilitadora do curso, Dominique Calixto Martins, “Ao concluírem o curso, os alunos terão se apropriado dos conhecimentos básicos da Língua Brasileira de Sinais podendo utilizá-la em situações informais, amenizando as barreiras de acessibilidade da comunicação.”

Esta é a segunda edição do curso neste ano e, conforme a demanda, serão proporcionados outros ao longo do ano.

A difusão e as formas de uso da Língua Brasileira de Sinais, estão previstas no decreto 5.626 de dezembro de 2005, com o objetivo de promover a prática de INCLUSÃO nos sistemas de ensino.

Texto e fotos:

CECOM Videira