Mulheres Mil: escolarização, inserção no mercado de trabalho e principalmente, valorização

Escrito por rosana.oliveira. 25 de fevereiro de 2016, às 08:07

O dia a dia atarefado de muitas donas de casa não foi mais forte do que a vontade de aprender. Podemos constatar esta informação com as alunas do Mulheres Mil do IFC Videira, que a cada aula frequentada, demonstram a satisfação e dedicação em participarem das aulas.

Atualmente o campus oferta os cursos de artesão em bordado à mão, operador de computador e artesão de pintura em tecido, promovidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, em parceria com a Secretaria de Ação Social do Município de Videira. Os encontros ocorrem nas tardes de 2ª, 4ª e 5ª feiras nas dependências do IFC. São ministradas aulas práticas e teóricas de disciplinas básicas (português, matemática, informática, etc). Todos os recursos são disponibilizados pelo campus e as alunas recebem uma bolsa para auxiliar na permanência.

Além da escolarização e da inserção no mundo do trabalho, existe um benefício ainda maior quando falamos de Mulheres Mil: Valorização. Frequentam o curso mulheres que lutam diariamente contra as adversidades sociais, buscando construir uma nova história, um futuro transformador.

Muitas delas sequer acreditavam em sua própria capacidade de reaprender. As alunas do Mulheres Mil são guerreiras que tomaram as rédeas de suas vidas e provaram para si e para a sociedade que é possível sim recomeçar e mudar o rumo das coisas em qualquer tempo”, frisa a Coordenadora Adjunta do Pronatec do campus Videira, Angela Maria Crotti da Rosa.

A mudança diária é visível em cada aluna. As amizades nascem, a autoestima aumenta e elas passam a vislumbrar novas perspectivas que antes não se concretizavam por receio de recomeçar.

A atuação destas mulheres, quer seja no mercado de trabalho formal ou informal, possibilita não somente geração de renda, mas principalmente cidadania e melhoria da qualidade da vida, não só delas, mas também de suas famílias.

Clique aqui para ver mais fotos

Texto e imagens: Cecom Videira