IFC Videira promove a III Semana Acadêmica da Ciência da Computação e Informática

Escrito por rosana.oliveira. 13 de junho de 2016, às 13:58

De 06 a 08 de junho, o Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Videira promoveu a III Semana Acadêmica da Ciência da Computação e Informática – SCI 2016.

A abertura da Semana foi feita pela Coordenadora-geral de Ensino do IFC, Lizete Camara Hubler e pelos professores idealizadores do evento, Marcelo Massocco Cendron e Wanderson Rigo, coordenadores dos cursos de Ciência da Computação e Ensino Médio Integrado em Informática, respectivamente.

Durante o evento foram realizadas 05 palestras e 15 oficinas, conduzidas por profissionais dos meios acadêmico e empresarial, com o objetivo de apresentar aos discentes dos referidos cursos, novas tecnologias, técnicas ou conceitos que complementam os conteúdos trabalhados em sala de aula. Houve também uma apresentação cultural, organizada pelo professor de artes e música do IFC, que enriqueceu a programação.

Segundo o professor Marcelo Cendron, “ a SCI é um momento ímpar para o aluno entrar em contato com os meios profissional e acadêmico. Com palestras e oficinas das mais diversas áreas, o aluno pode conhecer novas tecnologias, aplicações e ideias. Como proponente, se cada participante saiu com pelo menos uma ideia ou ponto positivo do evento, já sinto que valeu a pena”.

Para o professor Wanderson Rigo, “foi uma ótima oportunidade para os alunos, dos cursos Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio e Superior em Computação, agregarem conhecimentos técnicos via os temas diversificados e inéditos que foram apresentados. O evento contou com palestras, que trataram de temas expoentes na área, como VoIP e IPv6, computação em nuvem, segurança da informação, redes, incentivo ao empreendedorismo, testes de software, perspectivas para o futuro, e oficinas, onde as práticas cumpriram a missão de aplicar os conhecimentos em robótica, ferramentas para edição de imagens e vídeos, editoração de textos, simulação de ambientes, além de criação de aplicações para dispositivos móveis e ainda linguagens de programação. O esforço da comissão organizadora foi para oferecer um cardápio de atividades que agregasse ao perfil do participante, para tanto, a automotivação e comprometimento são essenciais. Parabéns aos participantes”.

Texto e imagens :Cecom Videira

Fontes: Marcelo Massocco Cendron e Wanderson Rigo