Oficina de química estimula curiosidade em alunos do ensino médio

Escrito por rosana.oliveira. 20 de dezembro de 2016, às 16:05

Percebendo a necessidade de utilizar métodos pedagógicos e abordagens diferenciadas, para proporcionar aos alunos uma participação mais ativa, com entusiasmo e curiosidade nas aulas de química, o professor Félix Nicolai Delling, do IFC Campus Videira, idealizou e ministrou a oficina “Integração Teórico-Experimental do Cotidiano”.

No período de realização da oficina, foram abordados temas como “ácidos e bases” e “eletroquímica”, utilizando o laboratório como uma ferramenta de ensino para dar apoio e desmistificar problemas e fenômenos simples, que muitas vezes parecem complexos. Os alunos foram divididos em pequenos grupos de ensino para facilitar o aprendizado e os olhares atentos e curiosos, indicaram que as atividades estavam muito interessantes.

Segundo o professor Félix “torna-se cada vez mais importante abordar temas que evidenciem problemas e fenômenos do cotidiano do aluno, porém muitas vezes é difícil ou não se tem tempo hábil para isso. Nesse contexto, a falta de relação entre o que os alunos aprendem em sala com sua vida cotidiana, é um dos motivos que leva ao desinteresse pelas aulas e tem muitas vezes como consequência, a ineficácia do processo ensino-aprendizagem deste aluno”.

Experiências de alunos que cursaram a oficina

Para o aluno Lucas Augusto Levek “a oficina foi uma forma de esclarecer conteúdos que já havíamos aprendido e, assim, melhorar o entendimento acerca deles. Também é importante, na medida que propicia um ambiente diferenciado de aprendizado, utilizando-se do laboratório do instituto, que possui diversos equipamentos e que podem ser usados em diversas práticas”.

O aluno Simão Pedro Bogoni também contribuiu com seu comentário “foi da hora, pois quando você faz algo por gosto e não por obrigação, as coisas fluem melhor e daí consigo captar mais conhecimento”.

Segundo o aluno Gustavo Puerari dos Santos “acho uma excelente oportunidade, que infelizmente ainda é pouco utilizada. Para profissionais que realmente querem seguir na área, o laboratório é o ambiente certo para aprender e ficar habituado com o local, além de tornar a matéria mais interativa. Apesar da ótima estrutura, não exploramos e usufruímos muito desta área … Com essa oficina foi excelente a experiência laboratorial”.

Participaram desta primeira edição, alunos de 2º e 3º anos do Ensino Médio Integrado.

Confira mais fotos AQUI

Texto: Rosana de Oliveira