Alunos do IFC Videira vão para Tailândia após conquistar medalha de Ouro na OBAP 2017

Escrito por juliana.motta. 5 de setembro de 2017, às 18:14

A qualidade de ensino do Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Videira, voltou a ganhar evidência nacional com os estudantes Marceli Buss, Iury Borga e Juan Serighelli, do 3º ano do curso técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio. O trio faz parte da equipe denominada “Jim – os transgênicos”, que participou da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) e ficou classificada em 1º lugar nacional após competir com outras 44 equipes na fase final e 528 equipes na fase virtual.

O professor que orientou a equipe, Gilson Ribeiro Nachtigall, comenta que os alunos dedicaram-se nos intervalos e após as aulas para estudo dos pontos das provas práticas. Em um final de semana fizeram um vídeo sobre turismo rural, visitando Pinheiro Preto e o interior de Videira. O vídeo produzido pelos estudantes foi classificado como o melhor da região Sul. “Esta equipe se diferenciou pela dedicação e vontade, pois solicitaram ajuda a todos os professores nas dúvidas referentes às provas. Correram atrás, estudaram e pesquisaram”, elogiou o orientador.

A estudante Marceli Buss conta que ganhar o 1º lugar foi uma surpresa. “Acreditávamos que seria impossível ganhar, pois havia 44 equipes de 20 estados do Brasil e sentíamos que todos estavam muito preparados. Foi uma surpresa muito gratificante participar da 7ª OBAP e trazer o ouro pra casa!”.

Além do reconhecimento pela vitória, a recompensa para tanto esforço inclui uma viagem para a Tailândia, onde participarão da Olimpíada Mundial de Ciência da Terra. O professor Alan Charles Mendes de Sousa, que acompanhou a equipe até Barbacena (Minas Gerais) onde ocorreu a OBAP, explica que para participar da competição na Tailândia é preciso cumprir alguns requisitos: não ter mais do que 18 anos e não estar matriculado em curso superior, já que a competição é referente ao Ensino Médio. “Uma competição internacional, com certeza, nos trará um bom reconhecimento. Ressalto que, sim, a educação faz a diferença! E o IFC nos proporciona uma educação de excelente qualidade que nos abre portas para o futuro”, destaca a estudante Marceli Buss.

“Participar dessa competição que é reconhecida nacionalmente e internacionalmente foi uma experiência única e fantástica, na qual pudemos vivenciar momentos inesquecíveis, conhecer estudantes de todo o país e aplicar todo o conhecimento que adquirimos no curso técnico e no ensino médio. Ganhar o ouro foi algo inesperado, pois até então nenhuma equipe do integrado de Videira havia sido campeã. Sabíamos do alto grau de dificuldade da competição e que havia equipes muito bem preparadas. Essa conquista somente foi possível devido aos excelentes professores que tivemos durante esses três anos de ensino integrado, mas também ao IFC que nos proporcionou a oportunidade de participarmos da OBAP”, declarou o estudante Juan Felipe Serighelli.

O aluno Iury Borga conta que a equipe preparou-se apenas para as avaliações práticas, treinando amostragens de solo e realizando leituras sobre deficiência de nutrientes, principalmente de culturas que não estão presentes na nossa região. “Estávamos levando apenas o valioso conhecimento adquirido com o curso para as outras avaliações. Queríamos apenas participar, oferecer nosso melhor e levar essa experiência exclusiva para nossas vidas. Não acreditávamos em conseguir conquistar a primeira colocação em meio a inúmeras equipes provenientes das mais diversas escolas e regiões do Brasil. Mas ao falarem o nome da nossa equipe como campeã foi uma mistura de sentimentos, emoção, felicidade, o orgulho foi inexplicável”, relata Iury.

Em poucos meses os estudantes concluirão o Ensino Médio no IFC, mas levarão consigo boas lembranças e a certeza de uma excelente formação. “Com certeza levarei a melhor imagem e sentimento do IFC Videira para minha vida, primeiramente por acreditarem desde o início em nossa equipe, por disponibilizar essa oportunidade de valor imprescindível e com muito orgulho de poder ter representado o Instituto da melhor forma possível, retribuindo todo o empenho e dedicação dos professores com o troféu de primeiro colocado da 7° Olimpíada Brasileira de Agropecuária, já que nada teria sido possível sem o trabalho de nossos excelentes docentes”, destacou Iury Borga.

A diretora-geral do Campus Videira, professora Rosangela Aguiar Adam, parabenizou os alunos e professores. “Estamos sentindo um imenso orgulho dos estudantes que nos representaram tão bem e trouxeram medalha de Ouro para o IFC. Como Instituição buscamos sempre incentivar a participação nas olimpíadas do conhecimento e ficamos satisfeitos com os resultados alcançados. Nossos sinceros agradecimentos também aos professores do curso, que estão sempre empenhados em oferecer educação de excelência”, agradeceu a diretora.

Também como premiação pelo primeiro lugar geral a Embrapa doará para o IFC Videira uma minibiblioteca com obras e vídeos importantes para a área de Agropecuária.

Sobre a OBAP
A OBAP é uma competição científica nacional destinada aos alunos do curso Técnico em Agropecuária e demais cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais de todo Brasil.

O objetivo da Olimpíada Brasileira de Agropecuária é estimular o ingresso de jovens  do ensino médio/técnico integrado, concomitante e técnico subsequente em carreiras técnico-científicas, incentivando a participação em atividades de iniciação científica, colocando-os em situações desafiadoras, estimulando a cooperação e a integração entre eles. A fim de promover uma maior produção de inovações tecnológicas e desenvolvimento regional, retornando assim, para a sociedade brasileira, benefícios originados da melhoria no ensino público de nível médio e técnico ligados à agropecuária.