Segurança na atividade de Mergulho autônomo é tema de palestra no IFC

Escrito por juliana.motta. 19 de setembro de 2017, às 16:42

Na noite do dia 14/09, ocorreu no IFC Videira a palestra promovida pelo projeto Café com Segurança: “Segurança na atividade de Mergulho autônomo”, proferida pelo Bombeiro Militar Soldado Júlio Carlos de Oliveira Reisdorfer.

O soldado Júlio iniciou sua palestra falando sobre a atividade de mergulho e como o corpo reage a diferentes pressões. Durante o mergulho, a decida proporciona acumulação de nitrogênio no corpo humano, se esse não for adequadamente expelido pelo corpo durante o retorno a superfície, pode provocar lesões na pele, sistema nervoso central e até mesmo a morte.

Vale ressaltar também que, por exemplo, quando ocorre alguma busca a vitima de afogamento, os profissionais responsáveis necessitam aguardar o tempo necessário, estabelecido em literatura, para repouso e retorno ao mergulho (de acordo com a Norma Regulamentadora NR 15, que dispõe sobre Insalubridade, em seu sexto anexo, que aborda Trabalhos sob Condições Hiperbáricas).

Quando se faz um mergulho uma série de precauções devem ser tomadas,como: utilizar equipamentos adequados e com manutenção em dia, planejar meticulosamente a atividade, bem como dimensionar adequadamente as descidas e retornos à superfície.

O Soldado Júlio apresentou os equipamentos utilizados pelo bombeiro militar para mergulho, como nadadeiras, óculos, roupa de neoprene, luvas, entre outros itens.

Para finalizar a palestra, o Soldado reforçou aos participantes a necessidade de cuidados com mergulhos em açudes, lagos, piscinas ou rios, para além do trabalho, a fim de evitar acidentes também em momentos de lazer. Muitos afogamentos ocorrem, segundo ele, quando há tentativa de demonstração de coragem , quando se adentra às águas após ingerir bebidas alcoólicas ou refeições pesadas. Atenção especial deve ser reservada às crianças e precauções maiores quando não se tem experiência em ambientes aquáticos.

O projeto Café com Segurança agradece a disponibilidade do Corpo de Bombeiros de Videira!

Fonte: Texto e fotos – Colaboração da Coordenação do Curso de Segurança do Trabalho