IFC convida para Dia Nacional do Surdo e lançamento da ASVI

Escrito por juliana.motta. 21 de setembro de 2017, às 23:42

Na próxima terça-feira, dia 26 de setembro, é celebrado o dia Nacional do Surdo. A data simboliza a luta da população surda por direitos e melhores condições de vida. O objetivo é dar visibilidade às questões ligadas a este público, especialmente o fortalecimento e disseminação da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Para marcar a data o Instituto Federal Catarinense, Campus Videira, elaborou uma programação especial para a noite do dia 26 de setembro. Na ocasião os estudantes surdos que frequentam o curso de Libras do IFC farão apresentações musicais e um teatro em Libras.

O público presente também poderá prestigiar uma palestra sobre o Dia Nacional do Surdo, a ser proferida pelo intérprete Ramon Cunha e pela professora de Libras do IFC, Luiza Kaim. “Esta atividade é um marco para o município de Videira, pois é a primeira vez que um evento público é feito para celebrar o dia do Surdo. Esperamos oferecer nossa colaboração para que a população surda tenha mais visibilidade e direitos”, explicou Ramon Cunha, intérprete de Libras do IFC Videira.

Lançamento – Na ocasião também ocorrerá o lançamento da Associação dos Surdos de Videira (ASVI), entidade sem fins lucrativos que vai representar os surdos e atuar na luta por políticas voltadas a esta área.

O evento é gratuito, aberto ao público e não precisa fazer inscrição.

Dia Nacional do Surdo
Oficializada por meio da Lei nº 11.796, de 29 de outubro de 2008, a data lembra a criação da primeira Escola de Surdos no Brasil na cidade de Rio de Janeiro, em 26 de setembro de 1857. Na época, o Imperador Dom Pedro II convidou o professor surdo E. Huet, da França para vir ao Brasil lecionar aulas para crianças surdas (Fonte: Ministério dos Direitos Humanos)

AGENDA:
Local: Auditório do IFC