Cadeias produtivas e sustentabilidade na produção agropecuária foram o foco da 6ª Seag

Escrito por juliana.motta. 9 de outubro de 2017, às 18:07

Realizada desde 2012 a Semana de Estudos Agropecuários (Seag) tornou-se uma tradição no Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Videira. A cada ano o evento busca se renovar e trazer temas diferentes para completar a formação dos estudantes do curso técnico em Agropecuária, oferecido pelo IFC nas modalidades integrado ao ensino médio e técnico subsequente (pós-médio).

A professora Isabela Fonseca, integrante da comissão que organizou o evento, comenta que a Seag conseguiu alçar sua meta neste ano. “O evento alcançou seus objetivos, que era levar informações complementares aquelas passadas em salas de aula, trazendo assuntos inovadores e práticos para os futuros técnicos em Agropecuária e comunidade em geral. A cada ano o tema proposto se modifica, este ano a SEAG focou em cadeias produtivas e sustentabilidade na produção agropecuária”, detalha.

A Seag é organizada na forma de palestras e oficinas, ministradas por pesquisadores externos à Instituição. No primeiro dia do evento a palestra de abertura contou com o pesquisador e consultor Marcelo José Vieira, que falou sobre Fisiologia e tecnologia pós-colheita de frutos. Na sequência Neusa Balestrin Schumacher, consultora do Sebrae, falou sobre a importância do empreendedorismo para o ramo agropecuário.

Também como palestrantes do evento estiveram presentes Leyza Paloschi de Oliveira, professora e pesquisadora que abordou sobre Homeopatia e Saúde e Adélia Pereira Miranda, professora do IFC Campus Concórdia que nos trouxe a temática de Manejo de dejetos no meio rural.

Proporcionando ao aluno a possibilidade de escolher um tema de maior afinidade as oficinas serviram para trazer conhecimentos sobre técnicas e formas de diversificar a produção agrícola e pecuária. Os temas foram variados passando por Manejos e técnicas utilizadas na pecuária de corte, produção de abelhas rainhas Apis mellifera, produção agroecológica, homeopatia e relato de caso sobre turismo rural, com a experiência do Sítio São Pedro, em Tangará.

Apoiadores e Patrocinadores – A Seag 2017 contou com a parceria de diversas empresas, apoio pelo qual o IFC agradece a todos. Os patrocinadores foram: 3 Marias Agronegócios, Epagri, Drogaria Farmagnus/Geremias, Aciav, Coopervil, Real H Saúde e Nutrição Animal.

Fonte: Cecom Videira