Alunos de Informática criam “geringonças” usando lixo eletrônico

Escrito por juliana.motta. 10 de outubro de 2017, às 16:15

Engenhosidade, criatividade, cooperação, trabalho em equipe, reaproveitamento, disposição extra classe e preocupação com o meio ambiente. Todos estes ingredientes foram usados por integrantes da turma do 2º ano do Curso Técnico em Informática do Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Videira, para criar “geringonças” – equipamentos criados a partir da reutilização do lixo eletrônico.

As “geringonças” foram apresentadas durante a 6ª Feira de Iniciação Científica e Extensão (FICE) e chamaram bastante atenção dos visitantes, que na ocasião puderam conhecer e votar para a escolha das melhores criações. Assim, as melhores “geringonças” posicionadas receberam medalhas e certificados. Confira as vitoriosas:

1º Lugar: geringonça 8 com 166 votos – criada por Pietro Giazzoni, Matheus Vicente, Luiz Bressiani, Matheus Ries Winck. Trata-se de um robô humanoide que vale-se de uma TV, placas mãe, fontes, celular, placas de rede, joystick de video-game, etc. para ganhar forma.

2º Lugar: geringonça 1 com 27 votos – criada por Isabel Moro Pagno, Julia Retore, Isabella Fabricnei, Isadora Rostirola. É um escorpião, feito com mouse, teclas e pontas de cabos de rede e de energia.

3º Lugar: geringonça 7 com 24 votos – criada por Cristiane Brolese e Éllen Rayzer. É um avião, feito com pentes de memória e cooler.

A ação foi promovida pelo professor Wanderson Rigo, coordenador do Curso Técnico em Informática, e teve como entusiasta na turma do 2º ano o professor Maykon Chagas de Souza, da área de Hardware e Redes.

“Mascotes” – Coleta de lixo eletrônico

O Núcleo de Gestão Ambiental (NGA) do IFC Videira prepara a “Semana de recolhimento de lixo eletrônico”, que será realizada na primeira semana de dezembro. As geringonças criadas pelos alunos do curso de Informática serão os mascotes da ação, que visa incentivar as pessoas a darem um destino sustentável para o lixo eletrônico.

Fonte: CECOM Videira com a colaboração da coordenação do curso de Informática