IFC convida a todos para Audiência Pública nesta quinta-feira (19)

Escrito por juliana.motta. 17 de outubro de 2017, às 15:07

O Instituto Federal Catarinense (IFC), por meio das Pró-reitorias de Ensino (Proen), Extensão (Proex) e Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Propi) convida a todos membros da comunidade interna e externa para participar de uma Audiência Pública com o objetivo de ouvir a comunidade em busca de opiniões que auxiliem na construção das diretrizes institucionais para os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFC.

A primeira fase da ação aconteceu com o I Seminário de Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio do IFC, realizado de 16 a 18 de agosto no IFC – Campus Camboriú, envolvendo coordenadores de cursos, diretores de Desenvolvimento Educacional (DDE/CGE), representantes do Núcleo Pedagógico dos campi e servidores ligados à dinâmica pedagógica dos cursos Técnicos Integrados.

As deliberações decorrentes do I Seminário foram levadas aos campi do IFC, como forma de promover uma socialização das proposições aprovadas na plenária com a comunidade interna. Em seguida, foram coletadas informações que foram encaminhadas ao Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado, realizado de 19 a 21 de setembro, em Brasília.

Segundo a pró-reitora de Ensino, Josefa Surek, as audiências públicas são a quarta etapa do processo de debate em torno da reformulação dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, considerando a identidade dos IFs, no geral, e do IFC. “Primeiramente, promovemos as reflexões, para, em seguida, socializarmos e construirmos juntos um projeto institucional. As audiências são um passo necessário para ouvir a comunidade interna e externa, formada por técnicos administrativos, estudantes, pais e a sociedade, para sentirmos e analisarmos o que precisa ser melhorado e o que precisa ser consolidado” relata ela.

De acordo com as pró-reitorias, “as audiências públicas são essenciais para elaborar um documento normativo que reflita necessidades, interesses, diversidade e identidade dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFC”.

Nas audiências públicas, todos os participantes poderão expor as suas posições e sugestões. Ainda, será possível remeter diretamente à mesa o conteúdo das manifestações, as quais devem ser entregues em formato manuscrito, impresso ou digital.

Os temas a serem discutidos pela comunidade, nas audiências públicas, devem estar relacionados com os seguintes eixos:

I. Organização dos Cursos: ensino técnico integrado ao ensino médio; carga horária; duração do curso; escola em tempo integral;
II. Formação Integral: componentes da matriz curricular; formação biopsicossocial; perfil do egresso; formação humana;
III. Currículo: currículo integrado; núcleos (Básico, Politécnico e Profissional); flexibilização curricular; componentes curriculares de acordo com perfil do curso, disciplinas eletivas e optativas;
IV. Avaliação: qualitativa/quantitativa; recuperação paralela; recuperação/avaliação como um apoio pedagógico; acompanhamento para os estudantes ingressantes com defasagens de conteúdos;
V. Curricularização da Pesquisa e da Extensão: tempo; formas; creditação de horas de pesquisa e extensão em atividades curriculares; a pesquisa e a extensão como metodologias de ensino.

Participe das audiências públicas no campus mais próximo de você. Clique na imagem abaixo e veja agenda completa!