Projeto de Extensão busca ensinar Matemática de forma lúdica para crianças do 5º ano

Escrito por juliana.motta. 17 de novembro de 2017, às 14:36

Considerada por muitos estudantes como um “bicho de sete cabeças” a Matemática costuma ser citada como área de difícil aprendizado, associada ao uso de fórmulas e regras rígidas. Prova disso são os resultados das avaliações nacionais e internacionais, que inserem o Brasil numa triste estatística: 70% dos estudantes têm conhecimento básico inferior ao nível de proficiência considerado razoável*.

Enfrentar esse problema vem sendo um desafio para professores de todo o país, que a cada ano buscam criar alternativas para o ensino da Matemática, testando diferentes práticas pedagógicas. É isso que propõe o projeto de Extensão do Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Videira, denominado “O uso de material concreto no ensino da Matemática em turmas de 5º ano do Ensino Fundamental”.

O projeto começou a ser desenvolvido em julho de 2017 e tem previsão de conclusão em junho do ano que vem. Até o momento o projeto foi desenvolvido na Escola de Educação Básica Paulo Fioravante Penso, no município de Videira, com duas turmas do 5º ano do Ensino Fundamental. Entre julho e outubro as professoras e bolsistas que integram o projeto foram até a escola aplicar a metodologia de ensino que usa materiais concretos, que são objetos lúdicos utilizados para facilitar a explicação de conceitos considerados muito abstratos para as crianças. Mesmo estando em andamento já ficou classificado em 2º lugar na respectiva categoria durante Feira de Iniciação Científica e Extensão (FICE) do IFC Videira, em setembro deste ano.

De acordo com a coordenadora do projeto, a professora de Matemática do IFC, Lucilene Dal Medico Baerle, o principal objetivo é identificar qual a relevância do uso de material concreto no ensino da Matemática. “As atividades lúdicas ou com o uso de material concreto objetivam desmistificar a disciplina, considerada por muitos como maçante, difícil, cultivando apenas a memorização. Pretendemos refletir acerca da necessidade destes materiais e qual a efetividade deles no aprendizado”, destaca Lucilene.

A professra explica que as atividades foram desenvolvidas no contraturno escolar. Inicialmente foi trabalhado com o material concreto base dez ou também conhecido como material dourado com as quatro operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão. Com isso, os estudantes tiveram a oportunidade de realizar essas operações manipulando e registrando os materiais.

No segundo momento, o tema foi sobre geometria e apresentou-se aos alunos alguns sólidos geométricos, quando conheceram suas nomenclaturas e suas características e também reconheceram esses sólidos em materiais reciclados que trouxeram de casa. Posteriormente montaram os principais sólidos geométricos com papel vergê, sendo que o cubo e o tetraedro foram construídos com massinha de modelar e palitos de picolé.

O projeto também tem sido uma experiência para as estudantes da Licenciatura em Pedagogia do IFC Videira. As alunas Paulina Rodrigues da Silva e Kescy de Paula integram a iniciativa acompanhadas da professora Cláudia Kuiawinski (Pedagogia). Elas têm a oportunidade de desenvolver aspectos teóricos associados à prática pedagógica, já que os Fundamentos da Matemática são parte do componente curricular obrigatório do curso de Pedagogia.

A partir de agora serão analisados os resultados obtidos até o momento e avaliados os encaminhamentos para o ano seguinte. Os resultados finais do projeto serão apresentados para toda a comunidade interna e externa na próxima FICE, em setembro de 2018.

*Dados do Pisa 2016
**Texto: Juliana Motta/CECOM-Videira.