Alunos desenvolvem game utilizando cenário da Igreja Matriz e do Museu do Vinho

Escrito por juliana.motta. 27 de novembro de 2017, às 13:16

Você sabia que o Brasil é líder latino-americano no mercado de jogos digitais? Apenas em 2016 o mercado de games movimentou R$ 4,9 bilhões e o ramo tem expectativa de crescimento de 13,4% até 2020*. Antenado a esta realidade o curso de Ciência da Computação do Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Videira, oferece a disciplina de Desenvolvimento de Jogos Digitais.

O professor Wagner Mariani, coordenador do curso e responsável pela disciplina de jogos, comenta que os estudantes têm duas disciplinas relacionadas: inicialmente eles cursam a disciplina de computação gráfica em que aprendem os fundamentos para a criação de gráficos por computador.

“É uma disciplina muito fundamental e parte de princípios elementares. É com estes princípios que os programadores desenvolvem os mais modernos aplicativos. No entanto, o tempo de aula não é suficiente para colocar em prática o desenvolvimento de um jogo, por isso, complementamos a formação na disciplina de jogos digitais, onde o foco é o uso da ferramenta para o desenvolvimento do jogo”, detalha Wagner.

O professor explica que para o desenvolvimento do game os alunos utilizaram um motor gráfico (Unity 3D) e modelaram com o Blender, um software de animação e modelagem gráfica. De acordo com o estudante Felipe Pergher uma das vantagens deste tipo de trabalho é a possibilidade de fortalecer competências do trabalho em equipe, método muito comum nas empresas de tecnologia. “Na minha opinião se não fossem as práticas como essa, em que temos que desenvolver tanto um projeto quanto conhecimento por si só, sairíamos da faculdade apenas com um diploma, mas sem nenhuma ‘bagagem’ para o mercado de trabalho”, destaca Felipe.

O jogo foi batizado de “Guerra dos Mundos Videira” e as imagens foram realizadas nas imediações da Igreja Matriz e do Museu do Vinho. O trabalho durou cerca de dois meses e foi desenvolvido por 17 estudantes, que foram supervisionados pelo professor Wagner Mariani.

Os interessados em baixar o jogo podem acessá-lo neste link: https://drive.google.com/open?id=1cyQAy_gU4BzBZQh934hvlL7x3KTigvs-

*Dados do jornal O Globo.
**Texto: CECOM Videira.