IFC abre inscrições para 2.155 vagas em 16 cursos de Ensino Médio Técnico

Escrito por juliana.motta. 24 de julho de 2018, às 17:51

Quem deseja cursar o Ensino Médio Técnico em 2019 já pode fazer a inscrição para um dos 16 cursos técnicos – públicos e gratuitos – oferecidos pelo Instituto Federal Catarinense (IFC) em 15 cidades de Santa Catarina. O curso técnico integrado, também chamado de ensino médio técnico, oferece a formação geral de forma integrada à formação profissional. A inscrição é online e deve ser realizada até 11 de setembro pelo Portal de Ingresso do IFC, por meio do endereço www.ingresso.ifc.edu.br.

O Campus Videira oferece 175 vagas, distribuídas nos cursos de Agropecuária (35), Eletroeletrônica (70) e Informática (70). No meio-oeste ainda há oferta de vagas nos Campi de Fraiburgo com o curso de Informática (70 ) e no Campi de Luzerna, que oferece os cursos de Mecânica (30) e Segurança do Trabalho (30). Confira todos os cursos e vagas no quadro disponível no final do texto.

Forma de Seleção | Prova dia 25 de novembro
Para ingressar no Ensino Médio Técnico o candidato deve prestar uma prova de múltipla escolha com 30 questões cujo conteúdo programático abrange temas do Ensino Fundamental, divido nas áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias. Não há material de estudo específico para esta prova, mas o candidato pode acessar provas anteriores disponíveis no Portal de Ingresso.

Quem pode se inscrever?
Para se inscrever é preciso ter o ensino fundamental completo ou ter concluído até a data da matrícula, prevista para janeiro de 2019. O IFC é aberto a todos e não há impedimento com relação a idade, renda ou ser oriundo de escola pública ou particular.

Taxa e documentos para inscrição
Para efetuar a inscrição no exame de classificação é preciso informar os documentos básicos do candidato como CPF e RG. É imprescindível que os documentos estejam em nome do candidato (e não dos pais ou responsáveis), pois o mesmo documento informado na inscrição será posteriormente utilizado na matrícula e não será possível alterá-los depois da inscrição. Também é necessário informar nacionalidade, data de nascimento, endereço, telefone e uma conta de e-mail.

Para confirmar a inscrição o candidato deve efetuar o pagamento de uma taxa no valor R$ 25,00. No entanto, pessoas em situação de vulnerabilidade econômica podem requerer a dispensa do
pagamento até o dia 24 agosto. O modelo de requerimento de dispensa do pagamento pode ser acessado no portal de ingresso.

Cidades com inscrições abertas
Abelardo Luz, Araquari, Blumenau, Brusque, Camboriú, Concórdia, Fraiburgo, Ibirama, Luzerna, Rio do Sul (Sede e Unidade Urbana), Santa Rosa do Sul, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, Sombrio e Videira.

Ações Afirmativas | Cotas

O IFC adota a política de ações afirmativas na distribuição das vagas. Ações afirmativas são políticas públicas feitas com o objetivo de corrigir desigualdades presentes na sociedade, acumuladas ao longo de anos, mais conhecidas como cotas. Nos processos seletivos, o IFC segue o que está estabelecido nas Leis nº 12.711, de 29 de agosto de 2012 e 13.409, de 28 de dezembro de 2016.

É de extrema importância que o candidato avalie em qual cota deseja se inscrever, pois no ato da matrícula serão exigidos documentos que comprovem a inserção do candidato em determinada ação afirmativa. Caso o candidato não comprove as informações prestadas perde o direito a vaga.

Com relação às cotas de PPI (Preto, Pardo ou Indígena) o IFC adota o critério de avaliação presencial dos traços fenotípicos, ou seja, uma comissão avalia presencialmente o conjunto de características físicas de um indivíduo, como a cor da pele, textura do cabelo, formato do nariz e dos lábios.

No quesito baixa renda podem se inscrever/matricular os candidatos que comprovarem renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita (por pessoa). Ou seja, em 2018 esse valor não pode ultrapassar R$1.431,00 por pessoa da família.

No ato da inscrição o candidato que optar em concorrer por uma ação afirmativa deve se enquadrar em uma das alternativas a seguir. Os candidatos que não se enquadram ou não querem concorrer pelo sistema de cotas deverão selecionar a opção “ampla concorrência”.

a) Agricultura Familiar – para os candidatos oriundos de atividade agrícola e que desejam ingressar em cursos de Agropecuária;

b) Escola Pública Qualquer Renda não PPI (Preto, Pardo ou Indígena) – para candidatos oriundos de escola pública, com qualquer renda e que não sejam pretos, pardos ou indígenas;

c) Escola Pública Qualquer Renda PPI (Preto, Pardo ou Indígena) – para candidatos oriundos de
escola pública, com qualquer renda e que sejam pretos, pardos ou indígenas;

d) Escola Pública Baixa Renda não PPI (Preto, Pardo ou Indígena) – para candidatos oriundos de escola pública, que sejam de baixa renda e que não sejam pretos, pardos ou indígenas;

e) Escola Pública Baixa Renda PPI (Preto, Pardo ou Indígena) – para candidatos oriundos de escola pública, que sejam de baixa renda e que sejam pretos, pardos ou indígenas.

f) Pessoa com Deficiência (PcD) – para candidatos oriundos de escola pública, que apresentem algum tipo de deficiência e comprovem sua necessidade mediante laudo médico. Obs: Considerar-se-á Pessoa com Deficiência (PcD) aquela que tem impedimento de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. Ver edital 119/2018 itens 2.2.2 a 2.10

Obs.: Os candidatos que cursaram qualquer período em escola particular, mesmo com bolsa de estudos, não podem ingressar pelo sistema de cotas. Tem dúvidas sobre as cotas? O Portal de Ingresso dispõe de uma página exclusiva sobre as ações afirmativas, com vídeos e orientações. Se preferir entre em contato com o IFC.

Links importantes:
Portal de Ingresso do IFC 
Leia o Edital 119/2018 
Depois de ler o edital FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI
Confira as Perguntas Frequentes sobre o Exame de Classificação
Consulte aqui provas anteriores e aqui a relação candidato/vaga.

Confira abaixo o quadro de vagas:

Local de oferta

Curso

Vagas (total)

1.

Abelardo Luz

Agropecuária

35

2.

Araquari

Agropecuária

105

Informática

105

Química

35

3.

Blumenau

Eletromecânica

70

Informática

70

4.

Brusque

Informática

80

Química

80

5.

Camboriú

Agropecuária

105

Controle Ambiental

35

Hospedagem

70

Informática

35

6.

Concórdia

Agropecuária

140

Alimentos

35

Informática para Internet

35

7.

Fraiburgo

Informática

70

8.

Ibirama

Administração

30

Informática

30

Vestuário

30

9.

Luzerna

Automação Industrial

30

Mecânica

30

Segurança do Trabalho

30

10.

Rio do Sul (Sede)

Agropecuária

105

Agroecologia

35

11.

Rio do Sul (Unidade Tecnológica e Urbana)

Informática

35

12.

Santa Rosa do Sul

Agropecuária

185

13.

São Bento do Sul

Automação Industrial

40

Informática

40

Segurança do Trabalho

40

14.

São Francisco do Sul

Administração

40

Automação Industrial

40

Guia de Turismo

30

15.

Avançado Sombrio

Hospedagem

40

Informática

80

16.

Videira

Agropecuária

35

Eletroeletrônica

70

Informática

70

TOTAL de VAGAS

2.155

*Texto/arte: Cecom Videira/Cecom Reitoria

Juliana B. Motta Peretti | Jornalista DRT 8976/PR
cecom.videira@ifc.edu.br