NEC receberá homenagem “Bravura Cabocla” na IV Semana do Contestado

Escrito por juliana.motta. 20 de agosto de 2018, às 17:54

Na próxima quinta-feira (23) o Núcleo de Estudos do Contestado (NEC) receberá a homenagem “Bravura Cabocla”, honraria que será entregue às 19h durante a IV Semana do Contestado. O NEC será homenageado por sua atuação em favor da ampliação do debate sobre o tema, por meio da promoção de ações de sensibilização e resgate da história local. O Núcleo é desenvolvido por meio de Projeto de Extensão do Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Videira, coordenado pela professora Márcia Schuller.

A IV Semana do Contestado ocorre de 21 a 26 de agosto com uma vasta programação que inclui conferências, momentos artísticos, esportivos e culturais. O objetivo da Semana do Contestado é divulgar e fortalecer a cultura cabocla regional e a rememoração da Guerra do Contestado.

Na terça-feira (21) o NEC vai participar da abertura oficial da IV Semana do Contestado e na quarta-feira (22) o Núcleo estará junto com a organização do evento promovendo atividades de Ação Social no bairro Doce, região carente do município de Lebon Régis. Na quinta, às 19h, receberá homenagem Bravura Cabocla.

A IV Semana do Contestado é realizada pela Associação Cultural Coração do Contestado, pelo Observatório da Região da Guerra do Contestado, Comunidade Escolar de Lebon Régis e Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua, todos de Lebon Régis.

Esta edição do evento dtem como mote os “Desafios de ser e estar no coração do Contestado: um tributo ao semeador do Contestado Vicente Telles”, em homenagem ao historiador falecido em dezembro de 2017 cuja trajetória de vida foi marcada pela dedicação em pesquisar e divulgar a história do Contestado.

Programação:

21/08 – Abertura da IV Semana do Contestado – Desafios de ser e estar no Coração do Contestado – Local: Salão Paroquial
19h00min – Abertura Oficial
19h30min – Escola Trinta de Outubro
19h30min – Cantando para Vicente Telles, com Vicente de Paula e Nancy Lima
20h00min – Conferência: Quem foi Lebon Régis, aquele que matou o(no) Trombudo e no Contestado? Prof. Nilson Cesar Fraga e Prof. Pedro Penteado do Prado

22/08 – Ação Social: O Coração do Contestado no Doce
09h00min – Grupo Prosas e Rabiscos, Ritos do Contestado
09h30min – Grupos de Teatros Escolares: EM Núcleo Rio Doce
14h00min – Espetáculo: Um Circo Diferente – Projeto Música Criança do Centro de Estudos de Educação, Comunicação e Arte – Universidade Estadual de Londrina
15h00min – Apresentação de Trabalhos Escolares: EM Núcleo Rio Doce
16h00min – Caminhada e Abraço ao Capitel de São João Maria – Nossa história comum