Campus Videira forma sua 1ª Brigada Voluntária de Incêndio

Escrito por juliana.motta. 13 de setembro de 2019, às 15:31

Na última quarta-feira (11) o Campus Videira iniciou a formação da sua primeira Brigada Voluntária de Incêndio com um curso oferecido pelo técnico em Segurança do Trabalho do Campus, servidor Everson Willian Batista. O treinamento foi realizado em diversos ambientes com objetivo de capacitar os brigadistas sobre primeiros socorros e sistemas preventivos contra incêndio.

O curso teve duração de quatro horas e contou com duas turmas, uma pela manhã e outra no período da tarde. O responsável pelo treinamento comenta que houve uma boa adesão por parte da comunidade acadêmica do IFC, com a participação de 45 pessoas, entre servidores técnicos administrativos, professores, terceirizados e alunos.

De acordo com Everson Willian Batista a formação da Brigada de Incêndio é essencial para previnir acidentes ou combatê-los da melhor forma quando ocorrerem. “Quanto mais pessoas treinadas para saber agir corretamente melhor para todos. A ideia é disseminar informações e técnicas que podem salvar vidas”, destaca. Em um incêndio, por exemplo, a brigada é responsável pela coordenação da evacuação das edificações, evitando que o pânico e a desinformação agravem a situação.

A servidora Maria José de Castro Bomfim conta que o treinamento foi bastante proveitoso.
“O curso de Brigadista de Incêndio do IFC foi muito explicativo e muito gratificante, aprendemos sobre tipos de incêndio, extintores e tivemos prática de combate à incêndio. O instrutor explicou muito bem e é muito recompensador poder participar da Brigada”, avalia.

A formação da Brigada de Incêndio atende a Instrução Normativa 28 do Corpo de Bombeiros de Santa de Catarina e da Lei nº 13.722/2018, conhecida como Lei Lucas, que determina que as escolas públicas e privadas da educação básica devem capacitar professores e funcionários para prestar primeiros socorros aos alunos. A proposta foi criada em homenagem do estudante Lucas Begalli Zamora, de 10 anos. O aluno faleceu em 2017 após se engasgar durante um passeio promovido pela escola que frequentava.

Atribuições da brigada voluntária.
Os brigadistas voluntários deverão atuar nas seguintes situações:
I – combater o princípio de incêndio com os dispositivos da edificação;
II – orientar e auxiliar no abandono da edificação;
III – orientar a evacuação do imóvel quando em caso de incêndio e/ou sempre em que houver o acionamento do alarme de incêndio;
IV – participar dos exercícios simulados.

Texto: Cecom Videira
Imagens: Agradecimento aos servidores Diego Pereira, Giorge Vanz, Marcelo Diel e Caroline Spricigo pelo envio das fotos.