Campus Videira trouxe medalha de Ouro e Bronze do JIF Nacional

Escrito por juliana.motta. 22 de outubro de 2019, às 16:43

Quarenta e cinco atletas do IFC representaram a Instituição na etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF), que foram sediados pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), nas cidades de Guarapari e Vitória. Os jogos ocorreram de 7 a 12 de outubro e reuniram mais de 1700 atletas de 30 delegações de todo o país. O Campus Videira participou com uma equipe de 12 pessoas, sendo 10 atletas e duas servidoras.

Entre os destaques da delegação estão os alunos Antoni Fonseca e Bruno Martelli, que trouxeram medalhas de ouro e bronze, respectivamente. Antoni integrou a equipe de Futsal masculino do Campus Concórdia e junto aos colegas do Oeste ficou em 1º lugar nacional na modalidade Futsal.

Antoni destaca como a expirência de ter participado dos jogos foi importante para ele. “É uma experiência única, que não seria possível sem o IFC. Sou muito grato de ter possuído o privilégio de participar desses jogos. Posso afirmar com certeza que ficará sempre guardado em minhas memórias e em meu coração todos os momentos vividos nesse período. Quero também fazer um agradecimento especial para a servidora Angela Rosa e para a Profº Mariane Vanz, pois sem elas nada disso seria possível”.

Já o estudante Bruno Martelli participou do JIF competindo na modalidade de Judô, categoria meio pesado (-90Kg) e ficou em 3º lugar nacional. De acordo com Bruno o esporte tem um lugar especial em sua vida. “O esporte representa muita coisa pra mim pois é um momento em que consigo relaxar, me divertir e esquecer dos problemas. O JIF foi uma experiência incrível, foi um momento que aproveitei bastante com meus amigos, conhecemos novas culturas e sotaques diferentes e fizemos novas amizades”, afirma.

O JIF deste ano comemorou o aniversário de 110 anos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – e também os 10 anos de criação dos Institutos Federais. Os jogos comportaram 11 modalidades esportivas: Judô, Tênis de Mesa, Futebol, Natação, Atletismo, Xadrez, Basquete, Futsal, Handebol, Voleibol e Voleibol de Praia.

O IFC participou dos JIFS com estudantes dos campi Concórdia, Luzerna, Fraiburgo, Videira, Rio do Sul, Blumenau, Araquari e Camboriú. Das 30 instituições presentes no JIF o IFC ficou em 5º lugar em número de medalhas (16 medalhas), ficando atrás apenas do Colégio Pedro II (26 medalhas), do IF São Paulo (24 medalhas), do IF Espíriro Santo (25 medalhas), do IF Amazonas (24 medalhas).

Em 2020 o JIF já tem sede definida. Os jogos serão organizados pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

Equipe do IFC Campus Videira que participou dos JIFs no Espírito Santo
Estudantes Bruno Martelli (Judô) e Antoni Fonseca (Futsal), medalhistas do Campus Videira
Quadro com quantitativo de medalhas. Elaboração: Equipe organizadora do JIF

Texto e fotos: Cecom/Videira – Jornalista Juliana B. Motta Peretti