Prevenção ao câncer de mama é o foco do Outubro Rosa

Escrito por juliana.motta. 24 de outubro de 2019, às 18:22

Nesta quinta-feira (24) o Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Videira, realizou uma ação para dar visibilidade à prevenção do câncer de mama – tema central da campanha Outubro Rosa. A ação foi organizada pela Coordenação de Assistência ao Educando (CAE) em parceria com o setor de Extensão.

Todos os estudantes e servidores foram convidados para a atividade, que foi realizada às 9h no pátio do IFC. Foram distribuídos laços de fita rosa e azul, já fazendo menção à campanha que inicia no próximo mês (novembro azul). A iniciativa buscou incentivar a prática de atividades físicas, convidando os presentes a participar de uma dança, que foi seguida por sorteio de brindes e falas a respeito do tema.

Outubro é o mês do Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. Criado na década de 1990 pela fundação Susan G. Komen for the Cure, o Outubro Rosa tem por principal objetivo alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

Ainda bastante presente, o câncer de mama é um tumor maligno, formado pelo crescimento de células de maneira desordenada e desenvolvimento de um ou mais nódulos na mama. Apesar da doença afetar principalmente as mulheres, estima-se que para cada 100 mulheres com câncer de mama, um homem terá a doença.

Entre as mulheres brasileiras, este é o tipo de câncer mais comum. Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), a estimativa é de que a doença seja responsável por 13 mil mortes e 60 mil novos casos a cada ano. 

Pesquisas mostram que mulheres entre 40 e 69 anos são as principais vítimas, isso pela alta quantidade do hormônio estrógeno presente no corpo; algo comum da idade. A partir dos 50 anos, particularmente, os riscos aumentam significativamente. 

Todavia, a faixa etária não é a única causadora da doença: Menstruação precoce, menopausa tardia, reposição hormonal, colesterol alto e ausência de gravidez (não amamentar aumenta o risco de contração da doença) também são fatores que contribuem para o desenvolvimento do câncer de mama.

Sintomas, Prevenção e Diagnóstico

Como a manifestação deste tipo de câncer ocorre em diferentes formas, fique atenta aos principais sintomas: 

  • Inchaço em parte do seio;
  • Irritação da pele ou aparecimento de irregularidades, como covinhas ou franzidos, ou que fazem a pele se assemelhar à casca de uma laranja;
  • dor no mamilo ou inversão do mamilo (para dentro);
  • Vermelhidão ou descamação do mamilo ou pele de mama;
  • Saída de secreção (que não leite) pelo mamilo;
  • Caroço nas axilas.

É fundamental que pessoas de diferentes faixas etárias realizem o autoexame; quanto mais cedo a doença for descoberta, mais fácil e eficaz poderá ser o tratamento. 

Para realizar o autoexame, siga os seguintes passos:

Em frente ao espelho

  1. Observe os dois seios, primeiramente com os braços caídos;
  2. Coloque as mãos na cintura fazendo força;
  3. Coloque-as atrás da cabeça e observe o tamanho, posição e forma do mamilo;
  4. Pressione levemente o mamilo e veja se há saída de secreção;

Em pé (pode ser durante o banho)

  1. Levante seu braço esquerdo e apoie-o sobre a cabeça;
  2. Com a mão direita esticada, examine a mama esquerda;
  3. Divida os seios em faixas e analise devagar cada uma dessas faixas. Use a polpa dos dedos e não as pontas ou unhas;
  4. Sinta a mama;
  5. Faça movimentos circulares, de cima para baixo;
  6. Repita os movimentos na outra mama.

Deitada

  1. Coloque uma toalha dobrada sobre o ombro direito para examinar a mama direita;
  2. Sinta a mamacom movimentos circulares, fazendo uma leve pressão;
  3. Apalpe a metade externa da mama (é mais consistente);
  4. Depois apalpe as axilas;
  5. Inverta o procedimento para a mama esquerda

Caso sinta algum nódulo ou mudança na textura ou tamanho, procure um médico ginecologista, ele realizará o exame clínico de mama e poderá solicitar a mamografia. 

Ainda que o autoexame seja fundamental para a detecção precoce da doença, procure sempre um médico especialista que possa oferecer um diagnóstico confiável. 

Texto: Cecom Videira / Cecom Araquari | Fotos: Denise Pagno