IFC celebra 10 anos de atuação em Videira

Escrito por juliana.motta. 7 de fevereiro de 2020, às 15:01

O Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Videira, está em festa. A instituição comemora em 1º de fevereiro seu aniversário de 10 anos. Em função do calendário escolar as festividades foram marcadas para os dias 07/02 e 10/02.

Nesta sexta-feira (07) houve uma solenidade com os servidores e autoridades locais. Já na segunda-feira (10), às 09h30 e às 20h30, a comemoração será com os estudantes que retornam das férias para o início do ano letivo.

No primeiro dia de comemoração estiveram presentes o prefeito de Videira, Dorival Carlos Borga, o Secretário de Educação, Luiz Felipe Zanella, a representante da Gerencia Regional de Educação, Roberta Martinez, a integrante da comissão de implantação do Campus Videira, Rosa Bogoni, a ex-diretora do Campus, Rosangela Aguiar Adam e o novo diretor geral, Jaquiel Salvi Fernandes. Além deles, integrantes da Prefeitura, Epagri, diretores dos campi Luzerna e Fraiburgo e representantes de deputados estaduais e federais também marcaram presença no evento.

Emocionada, Rosa Bogoni relembrou o período de articulações e lutas políticas para que o IFC fosse implantado em Videira. “O Instituto Federal é resultado de uma política pública. Eu fico emocionada vendo os depoimentos sobre como esta instituição mudou a vida das pessoas. Foi muito trabalho, foram muitas batalhas, mas hoje eu vejo que valeu a pena”. Rosa Bogoni é reconhecida por ser uma das maiores incentivadoras da instalação do Instituto Federal em Videira. Após seu depoimento a professora e também ex-vereadora foi aplaudida em pé pelos presentes.

O Prefeito Dorival Carlos Borga destacou o orgulho que sente por ter o IFC instalado em Videira. “Tenho muito orgulho pelo IFC fazer parte desta cidade. O Instituto tornou-se uma referência não apenas pela qualidade do serviço prestado, mas hoje o IFC é referência geográfica na cidade. Enquanto prefeitura queremos continuar e fortalecer cada vez mais nossa parceria com o IFC”.

No comando do IFC Videira por quase sete anos a ex-diretora Rosangela Aguiar Adam destacou a importância do trabalho dos servidores, aqueles que fazem o IFC acontecer no cotidiano. Da mesma maneira o recém nomeado diretor geral, Jaquiel Salvi Fernandes, agradeceu o trabalho de todos e ressaltou que o IFC foi crucial para que muitos ex-alunos hoje estejam estudando em boas universidades e com boas colocações no mercado.

Para falar em nome dos primeiros servidores que chegaram no IFC em janeiro de 2010 foram convidados o professor Gilson Ribeito Natchigall e a técnica Samanta Vanin Felchilcher. Eles relembraram como era trabalhar sem a estrutura que se tem hoje. Segundo eles, não havia infraestrutura, todos trabalhavam numa mesma sala e juntos tiveram o desafio de concretizar o sonho de ter uma instituição como o IFC.

A solenidade contou com a exibição de um vídeo comemorativo com depoimentos de ex-diretores, egressos e alunos do IFC. Eles relataram sua experiência e as lembranças que guardam da instituição. A aluna Joana Barcaro Weiss emocionou a todos ao tocar e cantar a música “Coração na Paz”, de sua autoria. Logo em seguida a equipe “líderes de torcida”, integrada por alunas do Ensino Médio Integrado, apresentou uma animada perfomance de dança.

Histórico

O IFC Videira foi criado a partir lei 11.892, que norteou a expansão da Educação Profissional, pública e gratuita em todo território nacional. Ao longo destes 10 anos o IFC tornou-se uma Instituição reconhecida pela qualidade dos serviços prestados, ofertando cursos básicos de qualificação, ensino médio integrado, cursos técnicos pós-médio e pós-graduação.

Em uma década de atuação cerca de cinco mil alunos já passaram pelo Campus em um dos 10 cursos oferecidos em todas as modalidades de ensino público e totalmente gratuito. Caracterizada como uma escola de excelência os egressos do IFC são exemplo de profissionalismo, conquistando boas colocações profissionais e atuando de forma ética e comprometida.

O êxito conquistado pela instituição foi atingido por contar com um quadro de servidores altamente qualificados para as funções que exercem. Atualmente o IFC Videira dispõe de 71 professores, em sua maioria, docentes com título de mestre ou doutor. Conta também com um quadro de 58 servidores técnicos administrativos, que são profissionais das mais diversas áreas para oferecer suporte às atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Além do quadro de servidores efetivos o Campus conta com o apoio essencial de 24 funcionários terceirizados, que atuam diariamente em serviços de manutenção, copeiragem, segurança, jardinagem e reprografia. Somando esforços de todos esses profissionais é possível oferecer educação pública de qualidade a cerca de 1.400 estudantes por ano, incluindo também a comunidade externa que frenquenta atividades de Extensão e cursos de curta duração.

Aos poucos o IFC Videira foi ampliando seus espaços. Em 2011 o campus iniciou as obras de pavimentação, do bloco pedagógico, da guarita e do prédio anexo ao ginásio poliesportivo. Em 2013 o campus seguiu com a expansão dando início a obra de ampliação do bloco salas de aula. Em 2014 ocorreu a construção do galpão de máquinas para a guarda de equipamentos e maquinários pesados e em 2015 teve início a construção do refeitório. Em 2018 com o apoio da Associação de Pais e Professores (APP) o IFC construiu uma quadra de areia para fortalecer a prática esportiva. Com intuito de fazer melhorias permanentes em janeiro de 2020 o campus iniciu a obra para perfuração do poço artesiano.

Com uma excelente infraestrutura o IFC Videira conta com 19 laboratórios que atendem as áreas de Agropecuária, Informática, Segurança do Traballho, Elétrica, Química, Biologia, Pedagogia e Desenho Técnico. Conta também com uma estufa onde são produzidas as mudas de flores e hortaliças, além de uma lavoura para treinar técnicas de plantio.

As práticas esportivas e culturais também foram desenvolvidas e ampliadas ao longo dos 10 anos. Por meio de atividades de Extensão os estudantes podem participar de competições esportivas locais e nacionais. Há também um forte incentivo para a participação nas olimpíadas do conhecimento, como Olimpíada de Agropecuária, História, Matemática, de Informática e de Foguetes, eventos em que os estudantes trouxeram medalhas e troféus, representando o IFC, levando adiante o nome do município de Videira para todo o país e orgulhando a todos com suas conquistas.

Em paralelo a todas as atividades desenvolvidas o IFC sempre buscou acolher os estudantes, dando especial atenção àqueles com dificuldades socioeconômicas. Neste sentido o Campus desenvolve uma importante política de Assistência Estudantil, com apoio de Assistente Social, Psicóloga, Pedagogos e demais profissionais da Educação que oferecem o suporte necessário.

Em 10 anos o Campus já concedeu mais de 1.800 bolsas de assistência estudantil, como auxílio alimentação, auxílio moradia e transporte. Em uma década cerca de R$ 3 milhões de reais foram investidos em políticas públicas de assistência ao estudante. Com isso, o IFC busca atingir sua missão, que é atuar de modo comprometido com a formação cidadã, a inclusão social, a inovação e o desenvolvimento regional.

IFC Videira – números da década

* Cerca de 5.000 alunos matriculados

* Concedidas 1.863 bolsas de assistência estudantil com investimento de aproximadamente R$ 3 milhões de reais nesta área.

* Desenvolvidos 300 projetos de Pesquisa ou Extensão

* Área construída: 26 mil metros quadrados

* 19 laboratórios de áreas diversas

* Servidores efetivos: 129 (71 docentes e 58 técnicos administrativos)

*Funcionários terceirizados: 24

Atualmente são ofertados 10 cursos em três modalidades diferentes, são eles:

*Cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em Informática, Agropecuária e Eletroeletrônica;

*Cursos subsequentes, também chamados de pós-médio. São ofertados quatro cursos: Técnicos em Agropecuária, Eletrônica, Eletrotécnica e Segurança do Trabalho;

*Cursos superiores: Licenciatura em Pedagogia, Bacharelado em Ciência da Computação, Engenharia Elétrica e Agronomia (novo curso)

*Pós-graduação: Educação

*Novo curso – Em breve o Instituto Federal também vai ofertar qualificação profissional para Jovens e Adultos. No Proeja o aluno cursa o Ensino Médio e faz uma qualificação profissional de Assistente Administrativo. O Proeja é destinado para pessoas que já concluíram o Ensino Fundamental e tenham 18 anos ou mais. O Proeja deve abrir inscrições em março e iniciar as aulas em abril de 2020.

Texto e fotos: Cecom/Videra| Juliana B. Motta Peretti | Jornalista
cecom.videira@ifc.edu.br