Solicitação de isenção de taxa do Enem 2020 vai até 17/04

Escrito por juliana.motta. 8 de abril de 2020, às 11:19

O prazo para solicitação de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 começou nesta segunda-feira (6) e segue até o dia 17 de abril. As datas valem também para o envio da justificativa de ausência das provas do ano passado.  Os procedimentos são feitos pela internet, na página oficial do Enem.

Podem pedir isenção da taxa de inscrição os candidatos que cumprem um dos seguintes pré-requisitos:

• Estar cursando o último ano do ensino médio em 2020, em escola da rede pública;
  • Cursar todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista na rede privada, além de ter renda familiar, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo;
  • Estar em situação de vulnerabilidade econômica por ser membro de família de baixa renda – devendo, neste caso, informar o Número de Identificação Social (NIS).

O período de inscrições para o Enem 2020 vai de 11 a 22 de maio. Este ano, além da prova impressa, o exame contará também com uma versão digital, que será aplicada para um público reduzido, apenas em algumas localidades (mais detalhes abaixo). A aplicação das provas será feita em datas distintas, conforme a modalidade: dias 11 e 18 de outubro, para o Enem Digital, e 1º e 8 de novembro para o Enem Impresso.

Clique aqui para acessar o edital do Enem Impresso

Clique aqui para acessar o edital do Enem Digital

Digitalização progressiva – A aplicação do Enem em plataforma digital neste ano é a primeira etapa de uma implantação progressiva. A previsão do Inep é a de que este modelo seja utilizado para todos os candidatos até 2026. Neste primeiro momento, são oferecidas 100 mil vagas para aplicação digital em cidades selecionadas; a modalidade não estará disponível para “treineiros”, nem para candidatos que necessitem de condições de atendimento especializado.

É importante ressaltar que o Enem Digital não implica a aplicação a distância ou em computadores particulares; a prova é presencial e segue as mesmas regras de segurança e sigilo do exame impresso. A diferença é a utilização do formato digital para o suporte das questões – com exceção da redação, que ainda será redigida manualmente em mídia impressa.

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller