Professores de Física publicam artigo que avalia pressão no interior de garrafas pet

Escrito por juliana.motta. 19 de agosto de 2020, às 17:47

Os professores Emerson Lapolli (Campus Videira) e Sara Eulália Coelho (Campus Abelardo Luz) do Instituto Federal Catarinense (IFC) publicaram artigo em que buscam propor uma equação que avalie o comportamento da pressão no interior de uma garrafa pet de 2 litros em função da quantidade de vinagre utilizada.

O artigo foi publicado na Revista Brasileira de Ensino de Física e foi motivado a partir da realidade dos docentes que trabalham a disciplina de Física no Ensino Médio. Há alguns anos diversas instituições de Ensino, dentre elas o IFC Campus Videira, buscam incentivar o interesse pela Física e pela Ciência de um modo geral a partir da construção de foguetes de garrafas pet que utilizam uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio para propulsão.

No Campus Videira há uma vasta tradição de participação dos estudantes na famosa Olimpíada Brasileira de Foguetes e Mostra de Foguetes (MobFog), sendo que diversas equipes já conquistaram medalhas de Outro, Prata e Bronze nas competições nacionais.

De acordo com os autores do artigo o envolvimento na fabricação e observação do lançamento dos foguetes pode estimular a curiosidade científica dos estudantes. “É um tema com grande potencial estratégico para trabalhos interdisciplinares que, ao mesmo tempo, favorece o ensino de Ciências, podendo ser incorporada ao ambiente escolar. A partir disso podem surgir curiosidades e investigações em diversos temas como resistência dos materiais, Leis de Newton, impulso, pressão, centro de massa, leis do movimento, velocidade relativa, balística, gravitação, aerodinâmica entre tantos outros”, diz trecho do artigo.

O artigo analisa estudos teóricos que avaliam a pressão em recipientes rígidos até 60 PSI* e propõe uma equação para estabelecer a pressão máxima em recipientes descartáveis como a garrafa PET. O trabalho conclui que a pressão máxima para a garrafa PET não explodir é de 160 PSI, no entanto, para utilização prática deve-se usar uma margem de segurança 30% menor que este valor.

Acesse o artigo completo: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172020000100464&tlng=pt#c1

****

Texto: Juliana B. Motta Peretti | Jornalista – DRT 8976 PR– Cecom/Campus Videira

* PSI é uma sigla em inglês (Pounds per Square Inch) que significa libra por polegada quadrada