Trabalho como mesário pode valer horas complementares para universitários

Escrito por juliana.motta. 16 de setembro de 2020, às 14:04

O Instituto Federal Catarinense (IFC) firmou termo de convênio com o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TER-SC) para participação de seus alunos de graduação como Mesários Universitários nas eleições municipais de 2020.

O projeto objetiva incentivar a participação ativa e voluntária dos estudantes no processo eleitoral, considerando os mesários como peças fundamentais para a manutenção da Democracia.

As inscrições devem ser feitas pelo Portal do Mesário. É preciso ter mais de 18 anos de idade e estar em situação regular com a Justiça Eleitoral. 

As eleições municipais de 2020 serão realizadas em 15 de novembro e, nos locais onde houver segundo turno de votação, 29 de novembro.

Consulte mais informações na página de perguntas frequentes do TRE-SC.

Apesar de ser voluntário a atuação como mesário pode trazer alguns benefícios:

As palestras, cursos de capacitação e o tempo de trabalho no primeiro e segundo turno das eleições valem como atividades complementares.

O fato de ter sido mesário, também, pode valer como critério de desempate em concurso público, desde que haja essa previsão no edital.

É possível obter isenção de taxa de concurso público municipal, se houver previsão em lei própria.

Caso o estudante possua vínculo trabalhista, ele ainda terá alguns direitos trabalhistas regulados pela Lei 9.504/97, art. 98 (vide Res. TSE 22747/2008, art.2º).