Inscrições prorrogadas para submissão de trabalhos ao 2º Congresso Nacional do Contestado

Escrito por juliana.motta. 26 de abril de 2021, às 15:31

O 2º Congresso Nacional do Contestado será realizado de forma online de 23 a 26 de agosto de 2021, com transmissão aberta ao público pelo canal do Youtube do Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Videira.

As inscrições são gratuitas e o prazo depende da forma de participação escolhida. São três possibilidades:

Resumo expandido – até 09 de maio | O participante deve enviar um resumo expandido para apresentação oral nos grupos de trabalho. Os trabalhos que forem aprovados pela comissão científica, além da apresentação nos grupos, serão publicados nos anais do evento e enviados para avaliação da revista Acervo+ (a publicação vai depender dos critérios editoriais da revista).

Artigo completo – até 09 de maio | Participação como autor – para se inscrever como autor é preciso enviar um texto entre 10 e 15 páginas. Os artigos completos serão publicados como capítulos do livro eletrônico intitulado “Rede Contestado de Educação, Ciência e Tecnologia” sem qualquer custo para os autores e com o registro ISSN e DOI pela editora Antena. O livro eletrônico será mantido com livre acesso na base da editora.

Participação como ouvinte – as inscrições para ouvintes terão início a partir de 10 de maio. Os interessados em acompanhar o evento que se inscreverem no prazo terão direito a certificado de participação como ouvintes.

O Congresso é destinado a comunidades locais, estudantes e pesquisadores com interesse na temática do Contestado. É uma oportunidade para alunos do ensino básico se envolverem com a iniciação científica e para acadêmicos de graduação e pós-graduação promoverem a popularização de suas pesquisas.

O evento visa divulgar, promover, debater e popularizar ações e pesquisas desenvolvidas na região e sobre a região do Contestado. O debate proposto entre as diversas áreas do conhecimento, abre espaço de forma a construir pensamentos e práticas de popularização da ciência e da tecnologia no espaço cultural, socioambiental e histórico-geográfico do Contestado.

A segunda edição do congresso é uma iniciativa do IFC Campus Videira, do IFSC Campus Caçador, do Museu do Contestado e da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). O evento está vinculado à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do CNPq e compõe uma série de ações que integram o projeto “Semana do Contestado: um olhar científico sobre a história de um povo”, que propõe a criação de uma agenda de reconhecimento e empoderamento acerca da história da região.

Texto: Cecom Videira e Comissão Organizadora