Semana do Meio Ambiente debate temas ecológicos atuais

Escrito por juliana.motta. 2 de junho de 2021, às 12:46

O Núcleo de Gestão Ambiental (NGA) do IFC promove, nos dias 1º, 2 e 5 de junho, a Semana do Meio Ambiente 2021. O evento, realizado em virtude do Dia Internacional do Meio Ambiente (o5/06), conta com palestras e mesas redondas abordando temas como fontes limpas de energia elétrica, pesquisas de relevância ambiental, tratamento de resíduos e o impacto ambiental do consumismo, entre outros. As atividades serão transmitidas pelo canal oficial do IFC no YouTube e pela Webrádio do Campus Brusque.

A Semana do Meio Ambiente faz partes das ações propostas no Plano de Logística Sustentável do IFC. Seu intuito principal é criar uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais existentes no planeta — e, mais precisamente, na região de atuação do IFC. “O evento possibilita a troca de informações e o diálogo com a sociedade, auxiliando na divulgação de informações ambientais e na compreensão da realidade das comunidades envolvidas, numa busca conjunta para melhorar as condições de vida e a sanidade do planeta”, explica o coordenador do NGA, Joeci Ricardo Godoi. “Além disso, a Semana visa incentivar a cooperação entre os NGAs dos campi, fortalecendo o NGA Institucional, e contribuir para a institucionalização da política de sustentabilidade e do pensar coletivo sobre o meio ambiente”, diz.

De acordo com Godoi, os temas da programação, sugeridos pelos membros do NGA, são debatidos com frequência em eventos ambientais da atualidade. “Optamos por tratar assuntos diferentes em cada live para tornar o evento mais atrativo ao público diverso. Cada tópico se enquadra também nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, o que pode contribuir para engajamento da população ao tema”.

O coordenador do NGA falou também sobre os desafios logísticos de se promover uma iniciativa dessa natureza em tempos de pandemia. “Realizar eventos nesse momento de atividades remotas exige grande colaboração dos participantes. Percebemos certo prejuízo com a redução do tempo necessário para as atividades ao vivo em comparação com eventos presenciais; contudo, esse formato possibilita maior abrangência, já que possibilita que a Semana seja assistida de qualquer lugar, tanto ao vivo quanto posteriormente”.

A organização da Semana do Meio Ambiente conta com a participação dos NGA de todos os campi do IFC. Mais informações estão disponíveis por e-mail: nga@ifc.edu.br

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Arte: Cecom/Reitoria/ Andréa Santana