IFC Videira recebe visita de agentes políticos e articula apoio para execução de novas obras

Escrito por juliana.motta. 23 de julho de 2021, às 11:59

A direção do Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Videira, está buscando ampliar sua articulação política para conseguir apoio à execução de obras e projetos. A aproximação com entes políticos e empresariais foi uma das plataformas de campanha do diretor geral do IFC Videira, Jaquiel Salvi Fernandes, que está à frente do Campus desde janeiro de 2020.

Jaquiel afirma que é necessário buscar apoio para o fortalecimento do IFC, já que o orçamento da Instituição vem diminuindo gradativamente nos últimos anos. “Estamos buscando ampliar o diálogo com os políticos e seus representantes. Entendemos que esse contato beneficia a Instituição, que pode receber mais investimentos por meio das emendas parlamentares ou mesmo garantir maior visibilidade e apoio às nossas ações”, defende.

O diretor explica que entre 2019 e 2021 o orçamento geral do Campus diminuiu cerca de 24%. “Considerando o orçamento de investimento, tivemos uma redução ainda maior, de 75%. Com essa diminuição de recursos, os investimentos ficam muito prejudicados, por isso, nossa preocupação é buscar fontes extra-orçamentárias para melhorar a infraestrutura do IFC”.

Neste momento, a direção busca recursos para a construção dos acessos cobertos – estruturas que ligam a guarita aos blocos administrativo, salas de aula, pedagógico, laboratórios, ginásio e auditório. A obra está orçada em aproximadamente R$ 900 mil.

Além da construção das coberturas, caso haja recursos, a gestão pretende investir na ampliação do bloco laboratórios, em reforma nos banheiros do bloco pedagógico e em reformas na guarita, visando melhorias no fluxo e segurança das pessoas que acessam o Campus.

A equipe de gestão que recebeu as comitivas políticas foi composta pelo diretor-geral, professor Jaquiel Salvi Fernandes, pela diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão, Josy Alvarenga Carvalho Gardin, e pelo diretor substituto de Administração e Planejamento, Tiago Possato. A direção entregou ofícios solicitando destinação de recursos para investir na infraestrutura do Campus Videira.

Visita de Jorge Goetten de Lima  | 13 de julho

Para apresentar projetos de melhorias na Infraestrutura do Campus, a gestão recebeu, no dia 13/07, a visita de Jorge Goetten de Lima, presidente do Partido Liberal (PL) de Santa Catarina e suplente ao cargo de deputado federal. Jorge Goetten é de Rio do Sul e ocupou o cargo de deputado federal durante quatro meses, em 2018. Em setembro deste ano, Goetten deve voltar ao legislativo, assumindo novamente como deputado federal.

Goetten esteve em visita ao Campus Videira acompanhado de Adriane Biava, coordenadora regional do senador Jorginho Mello (PL), e de Glauco Roland Kuhl, assessor de Jorge Goetten.

A direção do campus solicitou apoio da comitiva para a sessão definitiva do terreno onde o IFC Videira está instalado. A área pertence à Embrapa e foi cedida em comodato ao IFC por 20 anos. Segundo Adriane Biava, o senador Jorginho Mello (PL) vai buscar apoio e fazer articulações para que o IFC consiga a posse definitiva do terreno.

Da esq. para a dir: Tiago Possato, Jorge Goetten, Jaquiel Fernandes, Josy Gardin e Adriane Biava

Visita do deputado Pedro Uczai | 21 de julho

Na quarta-feira (21/07), a direção recebeu a visita do deputado federal Pedro Uczai (PT). Em 2017, o deputado destinou R$ 150 mil para compra de equipamentos e mobiliários para o refeitório. Em visita ao Campus, o deputado conheceu a estrutura do refeitório e se comprometeu em buscar mais recursos para o IFC Videira. O deputado vai trabalhar para aprovar novas emendas e destinar cerca de R$ 300 mil  para obras do acesso coberto, que ligam um bloco ao outro.

O deputado esteve no Campus acompanhado de Maria Inês dos Santos (prof.ª Dandy), vice-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Videira, da prof.ª Francini Carla Grezca, integrante do diretório municipal do PT, dos assessores parlamentares Clovis Schregele e Osmar Ribeiro da Silva e do jornalista Matheus kraemer.

O deputado Pedro Uczai avaliou positivamente sua visita ao Campus e reforçou seu compromisso com a educação. “O Instituto Federal Catarinense é um orgulho para nós, uma instituição que tem ensino médio, curso técnico, graduação e pós-graduação, onde a juventude de Videira e região pode acessar uma das melhores escolas técnicas do Brasil. Acredito que no próximo ano vamos conseguir aprovar emendas, e Videira será contemplada”, declarou.

Da esq. para a dir: Josy Gardin, Dandy dos Santos, Clovis Schregele (Peninha), Pedro Uczai, Jaquiel Fernandes, Tiago Possato e Francini Grzeca.

Texto: Cecom/Videira – Juliana B. Motta Peretti |Jornalista DRT 8976 PR
Fotos: Assessoria de Pedro Uczai e Jorge Goetten