Alunos da EJA fazem pintura de tela coletiva com tema “Birdparade”

Escrito por juliana.motta. 26 de novembro de 2021, às 21:11

Na quinta-feira (25/11), os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Videira, realizaram uma atividade diferente. De forma coletiva, fizeram a pintura de uma tela com pássaros simbolizando a liberdade.

A ideia de pintar a tela partiu dos próprios estudantes e foi inspirada na famosa “Cowparade”, um evento mundial que visa a democratizar a arte através da pintura de vacas, que são expostas a céu aberto e depois leiloadas. Assim, surgiu a iniciativa de fazer uma “Birdparade” coletiva.

A atividade foi desenvolvida de forma integrada com as professoras Edneide Ramos de Santana (Artes), Mariah Rausch Pereira (Legislação e Direito Trabalhista) e Ana Carolina Rodriguez (Língua Portuguesa).

A professora Edneide Ramos de Santana trouxe aos estudantes o conhecimento sobre

o artista francês Georges Braques, que ao final de sua vida  pintou telas com pássaros como representação da liberdade. Somando estudos, ideias e muita criatividade, nasceu a primeira tela coletiva da EJA do IFC Videira.

Os estudantes gostaram da atividade, que rendeu até comentários no grupo de whatsapp da turma. “Queremos deixar no IFC Videira a marca da primeira turma de EJA através desta tela”, disse Evandro Menoncin. “Foi muito gratificante ter essa experiência”, comentou Jean Pereira de Oliveira. A aluna Inês Aparecida da Silva disse que foi uma ótima experiência: “Foi maravilhosa essa experiência, minha filha também amou!”. E o aluno Guilherme Vieceli Lisboa agradeceu pela aula do dia. “Obrigado pela aula de hoje, professoras. Foi show!”