Inscrições para o Ensino Médio Integrado encerram neste domingo 05/12

Escrito por juliana.motta. 3 de dezembro de 2021, às 17:49

O período para inscrições no processo seletivo dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal Catarinense (IFC) para o ano letivo 2022 encerra-se neste domingo, 05 de dezembro de 2021. São ofertadas 2240 vagas para 16 diferentes cursos, distribuídos nos 15 campi da Instituição. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas, exclusivamente, via internet.

No Campus Videira são oferecidos os cursos de Agropecuária, Eletroeletrônica e Informática.

As vagas são destinadas a pessoas que tenham cursado e concluído todo o ensino fundamental até o momento das matrículas. O processo seletivo do IFC realiza reserva de vagas por meio do Sistema de Ações Afirmativas (cotas). Por isso, ao se inscrever, o candidato deverá optar pela modalidade Ampla Concorrência ou Sistema de Ações Afirmativas.

O Sorteio Público Eletrônico será realizado em 9 de dezembro, e a classificação preliminar será divulgada no dia 13. O resultado final está previsto para 11 de janeiro de 2022. A partir dessa data, serão divulgadas as informações sobre as matrículas.

As informações estão no Edital nº 93/2021, publicado hoje, 15 de outubro, e disponível para leitura no Portal do Ingresso (ingresso.ifc.edu.br). Em 19 de outubro, terça-feira, haverá uma live de divulgação do edital, com momento para esclarecimento de dúvidas. Será a partir das 18h, no canal do IFC no YouTube: youtube.com/IFCatarinense.

Sorteio público como critério de seleção

O critério de seleção a ser utilizado no processo seletivo dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio para 2022 será o sorteio público, assim como no ano anterior. As regras e procedimentos estão publicadas no edital. Em linhas gerais, o sorteio funciona da seguinte forma: após a confirmação das inscrições, cada candidato receberá um número, que depois será utilizado para a realização do sorteio.

A decisão final sobre o método de seleção foi tomada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) do IFC, em reunião realizada em setembro, baseando-se nas incertezas que ainda persistem em virtude da pandemia de Covid-19 e no sucesso do processo seletivo anterior. O assunto foi debatido anteriormente no Conselho de Dirigentes (Codir), por iniciativa da Coordenação-Geral de Avaliação e Ingresso (CGI). “Além das questões ligadas à organização dos espaços físicos para realização das provas, a instabilidade de cenários que a pandemia ocasiona dificulta o planejamento do cronograma para realização de todas as etapas envolvidas”, diz o coordenador da CGI, André Zuconelli. Dúvidas sobre o processo seletivo podem ser esclarecidas pelo e-mail cgi@ifc.edu.br.

Texto: Cecom/Concórdia/Nanachara Sperb
Arte: Cecom/Reitoria/Andrea Freitas