Turma de Pedagogia recebe palestra sobre Saúde e Segurança do Trabalho nas escolas

Escrito por juliana.motta. 16 de dezembro de 2021, às 18:43

Com o objetivo de fomentar a cultura prevencionista para reduzir os índices de acidentes de trabalho, os estudantes da 4ª fase do curso Técnico em Segurança do Trabalho fizeram uma apresentação para a turma da 2ª fase de Pedagogia.

É estratégico abordar esse tema com a turma de Pedagogia, pois eles atuarão diretamente nas escolas e poderão disseminar esse conhecimento que pode salvar vidas.

A atividade foi realizada na terça-feira (14/12), e consistiu na entrega de um panfleto com recomendações para o abandono ou evacuação de área e, também, em uma apresentação abordando conceitos, normas e orientações sobre o tema.

Os alunos de Segurança do Trabalho foram orientados pela professora Angela Santos, que respondeu a diversas perguntas das acadêmicas de Pedagogia. Inicialmente foi destinada 1h para a atividade, mas devido ao grande engajamento das alunas o professor Marcos Mesquita cedeu as duas aulas do período para a palestra.

“Quem disse que não pode haver integração entre cursos? O encontro foi muito enriquecedor. Quantos esclarecimentos e ensinamentos foram aproveitados, num curto período. Obrigada aos estudantes corajosos, que tão prontamente responderam todas as nossas dúvidas. Obrigada aos professores Marcos Mesquita e Angela Santos que cederam partes de suas aulas para que esse encontro sensacional ocorresse”, agradeceu a estudante de Pedagogia Grazielle de Freitas de Menezes Silva.

“A atividade foi de grande importância, foi uma troca de conhecimento passar sobre um plano de evacuação de emergência  para essas futuras professoras e mostrar como estamos preocupados em fazer sempre o melhor por nossas crianças”, destacou a estudante Alexandra Oliveira, do técnico em Segurança do Trabalho.

“Os alunos da Segurança do Trabalho possibilitaram que os alunos da Pedagogia conhecessem um pouco mais sobre saúde e segurança do trabalho no ambiente da escola. Na disciplina Educação, Sociedade e Trabalho, essas informações são extremamente úteis e auxiliam para que os alunos compreendam situações vinculadas às mudanças na organização do mundo do trabalho”, comentou o professor Marcos Mesquita.

Texto e fotos: Juliana B. Motta Peretti / Cecom Videira