IFC lança curso de Instalador de Sistema Fotovoltaico

Escrito por juliana.motta. 10 de fevereiro de 2022, às 18:45

A partir desta quinta-feira (10/02/22) estão abertas as inscrições para o curso de Instalador de Sistema Fotovoltaico, oferecido na modalidade presencial pelo Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Videira. O curso é integralmente gratuito, com aulas nas quartas e quintas-feiras, das 19h às 22h30, e aos sábados das 8h às 17h.

O curso tem duração de 160h, distribuídas em dois módulos, com aulas de março a setembro de 2022.  O curso é voltado a todos que tenham interesse em atuar na área de Energia Solar Fotovoltaica. O único pré-requisito para ingressar é ter o Ensino Fundamental concluído até a data da matrícula. 

Para fazer a inscrição, o candidato deve ler o edital DG nº 01/22, preencher  e entregar assinada a ficha de inscrição acompanhada de cópia do RG, CPF e certificado de conclusão do Ensino Fundamental. A documentação deve ser entregue na Secretaria do IFC, das 08h às 20h (sem fechar ao meio-dia). 

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o setor gerou mais de 405 mil vagas de trabalho em áreas como instalação, engenharia e projetos. Os dados apontam que o setor está em franca expansão, gerando necessidade de formação de mão de obra qualificada para execução de projeto e instalação de sistemas fotovoltaicos no Brasil. 

O coordenador do curso, professor Carlos Oliboni, explica que o crescimento do mercado da energia solar fotovoltaica se dá por diversos motivos, entre eles as condições climáticas favoráveis que o Brasil oferece,  o aumento do custo da energia elétrica, linhas de financiamento facilitadas, baixo custo de manutenção e o fator da sustentabilidade. 

De acordo com Oliboni,  a expectativa do curso é atrair profissionais buscando qualificação para ampliar seu leque de atuação no mercado. “Esse é o primeiro curso presencial desta área oferecido na cidade, por isso, acreditamos que há grande procura por esta formação, especialmente neste momento em que o mercado de energia solar avança exponencialmente”, afirma.

O IFC oferece cursos na área de Elétrica desde 2011. Atualmente, oferece o curso superior de Engenharia Elétrica, o técnico subsequente (pós-médio) de Eletrotécnica e o técnico integrado ao Ensino Médio de Eletroeletrônica, dispondo de professores com alta titulação acadêmica, qualificação teórica e prática para a oferta de cursos neste ramo.

O curso de Instalador de Sistema Fotovoltaico faz parte do Programa Profissionais para Energias do Futuro e do EmergIF – Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética na Rede Federal. 

Confira as disciplinas do curso:

  • Eletricidade básica aplicada a Sistemas Fotovoltaico (48h)
  • Fundamentos de Energia Solar Fotovoltaica (16h)
  • Tecnologia Fotovoltaica: Módulos, Arranjos e Células (16h)
  • Sistemas Fotovoltaicos: Isolados, conectados à Rede, Híbridos, Bombeamento de Água (24h)
  • Medidas de Segurança do Trabalho Aplicadas ao Setor Fotovoltaico (8h)
  • Montagem de Sistemas Fotovoltaicos (48h)

SERVIÇO

Curso de Instalador de Sistema Fotovoltaico
Período de Inscrições: de 10/02 a 04/03 de 2022 (na Secretaria)
Período de aulas: de março a setembro de 2022 (aulas quarta, quinta e sábado)
Requisito: Ensino Fundamental Concluído (9º ano, antiga 8ª série).
Curso presencial e gratuito
Informações – Fone/Whats: (49) 3533-4918

Acesse aqui o edital DG01/2022

Acesse aqui a ficha de inscrição

Fonte: Texto/arte: Cecom Videira