Formandas comemoram conclusão do Ensino Médio Técnico com medalha da OBAP

Escrito por juliana.motta. 15 de fevereiro de 2022, às 19:25

Em menos de 24h as estudantes Jucilene Serighelli e Valéria Cristina Werner estarão se despedindo do IFC na formatura do Ensino Médio Integrado em Agropecuária. Mas levarão para a vida uma conquista que enche o IFC e seus professores de orgulho: uma medalha de ouro na fase virtual da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP). As alunas participaram da 10ª OBAP orientadas pela professora Andressa Fernanda Campos.

A fase virtual da OBAP contou com cerca de 1.000 participantes, dos quais 180 foram classificados para a fase final, que será realizada nos dias 04 e 05 de março de 2022 no Campus de Alegre do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Além do Campus Videira, os campi Camboriú e  Santa Rosa do Sul também tiveram alunos classificados para a final da OBAP.

Infelizmente Jucilene e Valéria não poderão participar da final, já que terão encerrado o vínculo com o IFC na formatura desta quarta-feira (16/02/22). Mesmo assim, as estudantes afirmam sentirem-se eternamente gratas pelas oportunidades que tiveram, pelo incentivo dos professores durante as aulas remotas e por todo conhecimento adquirido.

“Além de concluirmos o ensino médio em uma escola pública e de qualidade nos tornamos pessoas melhores. Todas as oportunidades que o IFC proporciona fazem com que a gente cresça como pessoa e como estudante. Aqui encontramos diversas oportunidades de aprender, como as olimpíadas, em especial a OBAP que representa a qualidade de nossa aprendizagem na área técnica. Participar dessa olimpíada e ganhar medalha de ouro foi muito importante para nós, pois temos a certeza de que demos nosso melhor e que o ensino técnico nos proporcionou muitos conhecimentos. E para nós foi uma honra representar o nome do IFC Videira não só na OBAP, mas durante esses três anos”, agradece Valéria Cristina Werner.

A aluna Jucilene Serighelli conta que além desta edição da OBAP, já teve a experiência de participar de uma fase presencial da mesma Olimpíada em 2019. “Posso dizer o quão maravilhoso é estar lá, porque além do aprendizado o convívio com outras pessoas de outros lugares do país é incrível. No ano de 2021, por conta da pandemia essa oportunidade foi de forma remota, com o incentivo dos professores nós resolvemos participar da 10ª OBAP. Ali nós pudemos colocar à prova o nosso conhecimento do curso técnico proporcionado pelo IFC. Pelo resultado percebemos como os professores são empenhados e qualificados. O IFC começa a abrir as portas para o nosso futuro e eles nos ensina a aproveitar as oportunidades que a vida proporciona. Por isso, somos eternamente gratas por ter tido a chance de estar cursando o Ensino Médio nesta instituição tão renomada e competente”, destaca Jucilene.

Sobre a OBAP

A OBAP é uma competição científica nacional destinada aos alunos do curso Técnico em Agropecuária e demais cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais de todo Brasil.

O objetivo da Olimpíada Brasileira de Agropecuária é estimular o ingresso de jovens  do ensino médio/técnico integrado, concomitante e técnico subsequente em carreiras técnico-científicas, incentivando a participação em atividades de iniciação científica, colocando-os em situações desafiadoras, estimulando a cooperação e a integração entre eles. A fim de promover uma maior produção de inovações tecnológicas e desenvolvimento regional, retornando assim, para a sociedade brasileira, benefícios originados da melhoria no ensino público de nível médio e técnico ligados à agropecuária.

Leia matérias de anos anteriores sobre a participação do Campus na OBAP

IFC Videira conquista Bronze na 9ª OBAP – 2019
Alunos do IFC Videira vão para Tailândia após conquistar medalha de Ouro na OBAP – 2017
IFC Videira recebe Minibiblioteca da Embrapa – 2017