IFC recebe psiquiatra Cláudio Mallmann para palestra sobre saúde mental

Escrito por juliana.motta. 8 de abril de 2022, às 19:06

Na quinta-feira (07/04) cerca de 70 estudantes dos cursos noturnos participaram de um bate-papo com o médico psiquiatra Dr. Cláudio Mallmann. O objetivo da ação foi proporcionar um  espaço de diálogo e conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e, sobretudo, com o acolhimento de pessoas que estejam em sofrimento psíquico.

O encontro foi articulado pela direção e coordenação de Ensino em parceria com o Serviço Integrado de Suporte e Acompanhamento Educacional (Sisae), por meio da psicóloga do Campus, servidora Danieli Vieceli.

De acordo com a psicóloga, o ambiente escolar como espaço de convivência social coloca em evidência o melhor de nós mesmos, por outro lado, também impõe a tarefa de lidarmos com dificuldades ocasionadas por fragilidades de cunho emocional e psíquico, inerentes ao ser humano.

“A tarefa educativa traz em si a necessidade de acolher as fragilidades dos estudantes para poder auxiliar o indivíduo a se desenvolver de maneira saudável e autônoma. O IFC tem dado assistência a diversas situações relacionadas à Saúde Mental, como crises de ansiedade, sintomas depressivos, angústia e preocupação excessiva, dentre outros que podem ser atendidos e tratados em tempo, evitando que surjam agravantes”, explica.

Em sua conversa com os estudantes, o psiquiatra Dr. Cláudio Mallmann trouxe sua experiência clínica demonstrando o vasto repertório que a medicina dispõe para tratamento das doenças e transtornos mentais da atualidade.

Segundo Mallmann, condições mais leves podem ser tratadas apenas com psicoterapia e situações mais intensas podem ser manejadas com associação de  medicamentos e psicoterapia. Em todos os casos, é essencial conversar com profissionais da área (médicos psiquiatras e/ou psicólogos) para que indiquem a melhor conduta para cada situação.

O psiquiatra destacou ainda a importância de tratar os demais com humanidade, acolhimento e respeito, pois todos podem estar suscetíveis a doenças ou a terem familiares e colegas nestas condições. Ele alerta que comportamentos fora do padrão esperado podem ser ocasionados por transtorno mental, situação que precisa ser tratada sob a perspectiva da ciência médica e psicológica.

Onde encontrar ajuda gratuitamente:

Serviço público de Saúde Mental de Videira
Telefone: (49) 3533 7547

Clínica Escola da Unoesc – atendimento psicoterápico gratuito para comunidade feito por estudantes do 9º ano de Psicologia com supervisão de professores.

Telefone: (49) 3533 4497

SISAE – Serviço Integrado de Suporte e Acompanhamento Educacional do IFC Campus Videira

Texto e fotos: Juliana B. Motta Peretti / Cecom Videira