Estudantes participam de Júri simulado em atividade de Língua Portuguesa

Escrito por juliana.motta. 14 de julho de 2022, às 19:10

Com o objetivo de estudar oratória e interpretação de texto, os estudantes de Eletroeletrônica participaram de um Tribunal do Júri simulado. A atividade foi  realizada no auditório do IFC Videira, na terça-feira (12/07), e faz parte da disciplina de Língua Portuguesa, ministrada pelo professor Rodrigo Espinosa Cabral.

A proposta da aula foi simular o julgamento de um homem pelo crime de assassinato,  tendo como base o estudo do conto “O Enfermeiro”, de Joaquim Maria Machado de Assis (1839-1908). Para compor o Tribunal do Júri, os estudantes foram divididos entre  acusação, defesa, juízes, jurados e testemunhas, além das figuras do réu e da vítima.

De acordo com o professor Rodrigo Espinosa Cabral, o julgamento é uma forma orgânica de aproximar a literatura do século XIX dos adolescentes de 2022. Para participar da encenação, os alunos precisaram estudar o texto de Machado de Assis, que serviu de auto processual. A partir deste estudo, foram traçadas as estratégias de acusação e defesa, e elaborado todo o trabalho argumentativo para o contexto do julgamento.

“Ao se vestirem e vivenciarem as personagens e a trama, os estudantes conseguem se expressar de um modo lúdico e ampliam o entendimento sobre o texto e sobre a sociedade brasileira de ontem e de hoje. Nesse sentido, ler um clássico como ‘O Enfermeiro’, é um mergulho em temas como justiça e ética, bases do realismo literário”, destaca o professor.

A estudante Leticia de Bairos Ozório relata como foi a experiência de participar desta atividade. “Vejo como algo muito importante para nossas vidas, algo que vai ficar marcado para sempre. Estudar o conto, analisar e fazer  julgamento fez com que cada estudante criasse autonomia para acusar e defender. Aliado a isso, tivemos a oportunidade de estudar Machado de Assis, um clássico da literatura brasileira”, comenta.

Um dos julgamentos foi acompanhado pelos alunos do 2º ano de Informática, aos cuidados da professora Edneide Ramos de Santana, de Artes.