Inscrições abertas: Cursos Técnicos do IFC para quem já terminou o Ensino Médio (Subsequentes)

Escrito por juliana.motta. 1 de novembro de 2022, às 14:46

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo dos Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio do Instituto Federal Catarinense, com ingresso no primeiro semestre letivo de 2023. Em Videira são oferecidas 80 vagas nos cursos de Eletrotécnica e Segurança do Trabalho.

As inscrições são gratuitas, e seguem até o dia 18 de novembro de 2022. O procedimento é feito exclusivamente pela internet. 

A seleção dos candidatos será por meio de sorteio público, marcado para o dia 23/11/2022; o procedimento é explicado em detalhes neste tutorial. Se o número de inscritos para um determinado curso for igual ou menor que a quantidade de vagas disponíveis, todos serão considerados aprovados. O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 19/12/2022.

A partir desta edição da seleção, por força de legislação, todos os processos seletivos do IFC exigirão que os candidatos possuam cadastro no sistema gov.br para se inscrever; portanto, para se inscrever, é necessários seguir os seguintes passos

1) Realizar o seu cadastro no GOV.BR. Veja este tutorial de como proceder.

2) Preencher os dados e selecionar o edital pretendido no Portal do Candidato. Veja aqui todas as instruções.

Os cursos disponíveis, em seus respectivos campi, são os seguintes: 

  • Administração – Fraiburgo e São Francisco do Sul
  • Agrimensura – Araquari e Rio do Sul
  • Agroecologia – Rio do Sul
  • Agropecuária – Rio do Sul 
  • Automação Industrial – Luzerna
  • Cervejaria – Brusque
  • Edificações – Fraiburgo
  • Eletrotécnica – Videira
  • Mecânica – Blumenau e Luzerna
  • Segurança no Trabalho – Camboriú, Fraiburgo e Videira

O Edital nº 62/2022, que rege o processo seletivo, pode ser acessado no link abaixo: 

Clique aqui para acessar o Edital

O documento traz informações importantes sobre o certame – como  o funcionamento da Política de Ações Afirmativas (cotas), o cronograma de atividades, e os procedimentos de matrícula, entre outras. Assim sendo, a leitura atenta do edital é essencial para todos os candidatos.

Sobre as profissões

Eletrotécnica – noturno | 02 anos | gratuito

O Técnico em Eletrotécnica é o profissional que poderá planejar, executar e avaliar a implementação de projetos e a manutenção de sistemas de Elétricos de operação de máquinas elétricas, distribuição de energia elétrica, sistemas de potência, instalações elétricas residenciais, prediais e industriais, controle de automação, dentre outros. Poderá prestar assistência técnica, desenvolver, implantar e manter sistemas de produção automatizados, envolvendo controles numéricos, controladores lógicos programáveis e controladores eletroeletrônicos em geral.

Ao término do curso o profissional poderá liderar ou compor equipes de trabalho em: indústrias, centros de pesquisas, empresas de projetos elétricos, de manutenção, de instalação e montagem, concessionárias de energia elétrica e de telefonia, indústrias em geral, hospitais, empresas relacionadas ao sistema de potência, além de estar apto para desenvolver projetos e/ou negócio próprio.

Segurança do Trabalho – noturno | 02 anos | gratuito

A proposta do curso Técnico em Segurança do Trabalho é que o egresso seja capaz de identificar, analisar e corrigir antecipadamente os riscos relacionados à segurança e a saúde no ambiente de trabalho, buscando proteger a integridade física e psíquica do trabalhador, além de auxiliar na adequação legal de empresas e instituições, no que diz respeito a saúde e segurança do trabalho.

Ao término do curso, o profissional estará habilitado para elaborar e implementar políticas de saúde no trabalho, desenvolver ações educativas, investigar, analisar e recomendar medidas de prevenção e controle de acidentes, realizar estudo da relação entre ocupações dos espaços físicos com as condições necessárias, promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador em seu local de atuação, promover programas, eventos e capacitações de prevenção de riscos ambientais, entre outras. 

Para mais informações a respeito do Processo Seletivo, entre em conta pelo e-mail cgi@ifc.edu.br.

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Arte: Cecom/Reitoria/Andréa Santana