Campus Videira tem Arte, Literatura e Capoeira na Semana da Consciência Negra

Escrito por juliana.motta. 25 de novembro de 2022, às 18:23

Esta semana foi repleta de atividades voltadas para celebrar a Semana da Consciência Negra no Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Videira. As atividades são alusivas ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares.

Na entrada no Bloco Salas de Aula, a comunidade acadêmica pode contemplar um expressivo trabalho artístico de pintura realizado pela professora de Artes, Edneide Ramos de Santana, e pela professora Eliana Teresinha Quartiero.

A frase que estampa o mural principal propõe uma reflexão sobre a condição de negros e brancos e expõe o contexto de privilégios e injustiças aos quais as pessoas estão expostas apenas em virtude da cor da pele. “Nenhuma pessoa branca que vive hoje é responsável pela escravidão. Mas todos os brancos vivos hoje colhem os benefícios dela, assim como todos os negros que vivem hoje têm cicatrizes dela”.

Além da exposição de Arte, estudantes do Ensino Médio participaram de uma oficina de Capoeira, ministrada pelo professor Cleber Alemão, e por integrantes do seu grupo de Capoeira.

Ao longo de todo o mês de Novembro, a Biblioteca do Campus está com uma exposição de livros que abordam esta temática. Os livros ficam no hall de entrada até o final do mês, mas o acervo é permanente e está à disposição de toda a comunidade acadêmica para consultas e empréstimos.

Texto: Juliana B. Motta Peretti / Cecom

Fotos: Ana Carolina Vieira Rodriguez e Juliana B. Motta Peretti