IFC Campus Videira recebe mais de um milhão de emendas parlamentares do deputado Pedro Uczai 

Escrito por juliana.motta. 23 de junho de 2025, às 15:54

O esforço da comunidade acadêmica do IFC Campus Videira resultou na conquista de      R$ 1.247.000  (um milhão duzentos e quarenta e sete mil reais) de emendas parlamentares destinadas pelo Deputado Federal Pedro Uczai (PT). Neste mês de junho, o assessor Padre Vilmar Gazaniga realizou a entrega oficial da emenda diretamente para os diretores Manassés Ribeiro e Rodrigo Zuffo.

O Deputado Pedro Uczai criou um mecanismo de Orçamento Participativo em que a população é que decide quais projetos devem ser contemplados com as emendas. O objetivo é envolver os cidadãos na distribuição do orçamento, tornando o processo mais participativo, transparente e democrático. Com isso, houve a mobilização da comunidade acadêmica para que se engajasse na votação dos projetos do Campus.

O  Diretor-geral, professor Manassés Ribeiro, agradeceu a todos pela participação, sem a qual o Campus não teria conquistado a emenda. Ele enalteceu a iniciativa do Deputado Pedro Uczai em oportunizar que a população possa ajudar a escolher onde e como investir o orçamento da União. 

“Estamos honrados em receber esse valor, que será muito útil para a comunidade local e regional. Estamos ouvindo a comunidade para decidir o destino do recurso e nossa proposta é a de construir novas salas de aula para que possamos ofertar mais cursos e aumentar o número de vagas no Ensino Médio Integrado”.

Segundo Rodrigo Zuffo, Diretor de Administração e Planejamento (DAP), este é o maior valor de emenda individual já recebido por um campi do IFC. “Como a proposta da gestão é a construção de mais salas de aulas, e que a contratação de obra é uma tarefa complexa, adiantamos nosso planejamento e estamos trabalhando para viabilizar a contratação da execução deste orçamento ainda em 2025”. Agilizamos o processo licitatório por meio de uma ‘carona’ em um pregão de outra instituição federal (IFSuldeminas), com isso, ganhamos tempo para que a obra seja entregue o mais rápido possível”, assegurou. 

O Orçamento Participativo é dividido em três etapas, que envolvem a mobilização e cadastro das propostas, a escolha de prioridades de projetos em assembleias e a votação popular por meio virtual. A depender do valor pleiteado, o projeto pode disputar apenas no território, ou concorrer em todo o estado. 

O Campus Videira faz parte do território denominado “Planalto Catarinense e Alto Vale do Rio do Peixe”, que engloba 23 municípios. O Campus inscreveu projetos no território e também na fase estadual. Segundo o assessor Padre Vilmar Gazaniga, o Campus Videira soube compreender bem o funcionamento do processo, e conseguiu articular sua comunidade acadêmica para que tivesse um resultado exitoso.

Para integrar o Orçamento Participativo, é necessário que a instituição ou entidade faça a inscrição de um projeto e defenda sua ideia perante uma assembleia, que escolhe os projetos prioritários. Depois, é aberto um período para votação online em que podem participar todos os cidadãos catarinenses. 

Com o resultado alcançado pelo Campus neste primeiro Orçamento Participativo, a Gestão já se organiza para a participação no próximo ciclo, cuja assembleia será realizada em Caçador no dia 24 de julho de 2025.