“Nunca tive a sensação de ser aceito como sou aqui”, declara estudante no dia do Orgulho LGBTQIAPN+
Escrito por juliana.motta. 3 de julho de 2025, às 09:21“Eu gostaria de dizer que neste ano participar do NEGES foi algo que me deixou muito inspirado e animado, porque eu não tinha isso antes, nunca tive a sensação de ser aceito como sou aqui. Ano que vem eu vou estar aqui e vou plantar outras sementes, porque eu vou continuar com este legado até eu sair do IFC”, foi assim que o estudante do 1º ano de Agropecuária, Alisson Amoretti Veiga, descreveu a sensação de acolhimento que vem experimentando com a participação no Núcleo de Estudos em Gênero e Sexualidade (NEGES) do IFC Campus Videira. A fala do estudante foi feita durante o evento de celebração pelo Dia do Orgulho LGBTQIAPN+, realizado no Campus em 27 de junho.
A coordenadora do NEGES, professora Cristiane Fontana Grumm, destaca que é exatamente este o objetivo do NEGES e da importância de termos no IFC momentos e espaços destinados à inclusão. “O NEGES é um dos núcleos inclusivos institucionalizados pelo IFC. Ele é mais do que um espaço de estudos acadêmicos sobre gênero. É um espaço de escuta, acolhimento, debate e reflexões sobre nossos anseios, angústias e problemáticas relacionadas à orientação e à identidade de gênero”.
“O Dia do Orgulho, segundo as/os estudantes, é o principal evento do NEGES. Nesta data, além da visibilidade do movimento LGBTQIAPN+, O NEGES chama atenção para o respeito às diferenças, para a defesa dos direitos humanos, para a urgência da equidade e para a construção de uma educação democrática e inclusiva”, destaca Cristiane.
Integrante do NEGES, a estudante Evelyn Izadora, destacou a importância da atuação da professora Cristiane no fortalecimento do Núcleo. “Ela voltou para o IFC e trouxe cor para a escola, sua presença têm nos ajudado muito e isso vai ficar marcado para sempre na nossa história. Como este é meu último ano no IFC, eu espero que este evento seja uma sementinha plantada e que nos anos seguintes o evento seja muito maior do que foi neste ano”.
Neste ano, o Dia do Orgulho contou com uma série de atividades lúdicas e teve muita cor, arte, músicas (com diversos karaokês e apresentação da banda Britos), declamação de poesias, confecção de cartazes, quiz, pintura facial e pintura com giz. Antes do evento, coordenados pela professora de Artes, Edneide Ramos de Santana, eles confeccionaram um mural da diversidade, que está na entrada do bloco sala de aula.
Um destaque neste ano foi a criação de uma identidade visual para o NEGES Videira. O “NEGIAN” é mascote do Núcleo, um camaleão colorido que foi criado coletivamente, estilizado e digitalizado pela estudante Jaine Schweig Silveira. Segundo o grupo, a ideia de ser um camaleão é porque ele se adapta ao ambiente, se molda e se transforma. Assim também será o NEGIAN, que a cada evento do IFC poderá ter cores diferentes para representar diferentes campanhas.
Créditos:
Texto e vídeo: Juliana B. Motta Peretti
Fotos: Cristiane Grumm e Maikelen Pasquali
Mural da diversidade: Edneide Ramos de Santana e estudantes do NEGES
Mascote NEGIAN: Jaine, Evellyn, Karine, Amanda, Isabella, Vinícius e Karyne
(Clique nas fotos para ampliá-las)














































