Licenciatura em Pedagogia

Perfil do Egresso

O perfil profissional do egresso do Curso, fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais (Resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006), estabelece que “O Licenciado em Pedagogia deverá ser um profissional com perfil de pesquisador-crítico-reflexivo habilitado a atuar no ensino, na pesquisa, na organização e gestão de projetos educacionais e na produção e difusão do conhecimento, em diversas áreas da educação, tendo à docência como base de sua formação e identidade profissional”. Devendo estar apto a: atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária; compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento global; fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria; trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo; reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos; ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano; relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas; promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade; identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras; demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras; desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento; participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico; participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares; realizar pesquisas na área educacional; utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos; estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.

Para atingir este perfil o Curso estrutura a matriz curricular de modo a possibilitar a emergência do professor pesquisador-critico-reflexivo tendo a pesquisa como princípio educativo, sobretudo no núcleo de estudos integradores. Oferece também disciplinas específicas para a formação do professor da educação infantil, dos anos iniciais do ensino fundamental e das modalidades, a partir do estudo das referências da ciência da educação (teorias do currículo, da didática), dos processos de alfabetização e letramento, dos fundamentos metodológicos das diversas áreas da ciência. Além de disciplinas que possuem como objeto de estudo a gestão, as práticas educacionais não escolares, as tecnologias de informação e comunicação em educação. Bem como, disciplinas que contribuem para o estudo da sociedade, dos sujeitos, da cultura, do conhecimento, da ética, visando a constituição de profissionais comprometidos politicamente com a superação das desigualdades sociais e com a promoção de aprendizagens significativas.