Pesquisa Institucional

Censo da Educação Básica – Educacenso

O Censo Escolar é uma pesquisa que tem por objetivo realizar um amplo levantamento sobre as escolas de educação básica no País. É o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro sobre as diferentes etapas e modalidades de ensino da Educação Básica e da Educação Profissional. É uma ferramenta que permite obter dados individualizados de cada estudante, professor, turma e escola do país, tanto da rede pública (federal, estadual e municipal) quanto da rede privada. A partir dos dados coletados, é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), planejada a distribuição de recursos para alimentação, transporte escolar, livros didáticos, entre outros.

O Censo Escolar é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação, e é realizado em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios.

O mesmo é realizado anualmente. O período de coleta é definido por Portaria, e, nos últimos anos, o início da coleta tem sido a última quarta-feira do mês de maio, nomeada como o Dia Nacional do Censo Escolar.

Mais informações: http://portal.inep.gov.br/basica-censo