Currículo dos Palestrantes

Mini currículos:

Dr. Daniel Pires Bitencourt: Graduação em Meteorologia pela Universidade Federal de Pelotas (1992), mestrado em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1996), doutorado em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2008) e pós-doutorado no National Weather Center, Universidade de Oklahoma, EUA. É pesquisador e docente permanente do Programa de Pós-Graduação “Trabalho, Saúde e Ambiente” na Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho. É revisor dos periódicos Revista Brasileira de Meteorologia e Ciência & Natura. Tem experiência na área de Meteorologia, atuando principalmente nos seguintes temas: meteorologia de mesoescala, modelagem numérica, eventos meteorológicos de alto impacto e meteorologia aplicada à saúde pública e proteção civil.

Dr. Eduardo João Moro: Graduação em Publicidade e Propaganda, pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UFSC; graduação em Ciências Sociais, pela UFSC; e mestrado e doutorado em Sociologia Política, ambos pela UFSC. Atua como docente no Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia, onde coordenou o curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial com ênfase em Agricultura Familiar e Meio Ambiente, em parceria com a EMBRAPA Suínos e Aves, e atualmente coordena o Grupo de Pesquisa em Educação, Meio Ambiente e Agricultura Familiar (GEMAF), que reúne um grupo de profissionais que vem desenvolvendo pesquisas acerca de fenômenos sociais e econômicos da região, tais como a pluriatividade, a resiliência, a sucessão familiar, dentre outros.

Esp. Gerusa Rossi: Técnica em Enfermagem e graduada em Administração com ênfase em Marketing, pela FACVEST –  Lages/SC. Possui pós graduação em Gestão de Pessoas junto a Unoesc, campus Joaçaba/SC e traz em seu histórico profissional as atividades de enfermeira em ambulatório e posteriormente na gerência do Pronto Atendimento Municipal Tito Bianchini, todos na cidade de Lages. Ingressou no serviço público estadual em 2004, na função de Extensionista Social, função que desenvolve até a presente data, ocupando-se com programas de capital social e humano, Educação Ambiental, Gestão de Negócios e Mercados, Saúde da Mulher Agricultora, Horta Familiar, Ação Jovem Rural e Saneamento Básico.

Esp. João Luís Walter Rolim: Meteorologista Formado pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) – 1986 Pós Graduação Avaliação de Impactos Ambientais e Biodiversidade UNOESC (2007). Trabalha a 28 anos na modificação Artificial do Tempo, Combate ao Granizo, Aumento de Chuva (SABESP- SP 2001 e Chapada Diamantina-BA 2013). Diretor e Meteorologista da AGF.

Esp. Fernanda Zanotti: Graduada em Engenharia Ambiental (2010) e Especialista em Engenharia de Segurança no Trabalho (2011) pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP – Caçador/SC. Atualmente Mestranda no programa “Trabalho, Saúde e Ambiente”, pela Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina no Trabalho – Fundacentro/ SP, desenvolvendo pesquisa intitulada: “Aspectos de segurança e saúde do agricultor familiar no município de Videira/SC: os desafios da prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho na pluriatividade”. Atua como docente com Dedicação Exclusiva ao Instituto Federal Catarinense – IFC Campus Videira, há 4 anos. Leciona para o curso técnico em Segurança do Trabalho.

Drª Lisiane Vieira: Graduada em Economia e em Direito pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), ambos em 1996. Especialista em Finanças Empresariais (FURB/Convênio com a FGV), em 1997, e em Direito (FURB/Convênio com a PUC/SP), em 2002.  Juíza do Trabalho desde 09/05/2002, com atuação nos TRTs da 3ª Região (Minas Gerais), 15ª Região (Campinas-SP), 5ªRegião (Bahia) e 12ª Região (Santa Catarina).   Atualmente Coordenadora Regional do Programa Trabalho Seguro do TRT da 12ª Região.