Setor de Tecnologia da Informação

Suporte – Aulas Remotas e Reuniões On-line

Este pequeno guia tem por finalidade ajudar na resolução de problemas frequentes no uso das ferramentas durante aulas remotas ou na transmissão da aula a partir da sala de aula. Antes de prosseguir, faça a seguinte pergunta: “Você já reiniciou o computador?” Parece brincadeira, mas não é, muitos problemas ocorrem devido ao carregamento incorreto de alguns dispositivos durante a inicialização. Portanto, antes de prosseguir lembre-se de reiniciar seu dispositivo.

Tutoriais em Vídeo e Treinamentos

Para facilitar um pouco os ajustes, a equipe de TI elaborou um pequeno tutorial para as plataformas Windows e Linux. Os links estão disponíveis na Tabela a seguir.

Sistema Operacional / PlataformaTipo de Configuração / RecursoLink
Windows 10Configurações de áudio e câmerahttps://youtu.be/a3BYGju1P_k
Linux  Ubuntu Mate 20.04Configurações de áudio e câmerahttps://youtu.be/Km2DyLjMtTk
Google MeetTreinamento de Uso das ferramentas do Google Meethttps://edu.google.com/intl/pt-BR/teacher-center/products/meet/?modal_active=none

Identificando problemas com som

O fluxograma a seguir apresenta uma passo a passo de operações, um resumo de checagens que devem ser realizadas com algo não está funcionando adequadamente.

A tabela a seguir apresenta os problemas frequentes que ocorrem, acompanhados de uma possível solução

ProblemaPossível Solução
Por que alguns sons estão mais baixo no Windows?Durante uma videochamada do Meet, o Windows reduz o ruído do ambiente. Isso se deve a uma função do Windows, não ao Meet.
As pessoas não ouvem você em uma reuniãoVerifique se o microfone está ligado.Confira se o som do microfone não foi desativado quando você entrou na reunião. Você ouve um toque quando as cinco primeiras pessoas entram na reunião. Depois disso, o som dos participantes que entram é desativado automaticamente.  

Identificando problemas com microfone

O fluxograma a seguir apresenta uma passo a passo de operações, um resumo de checagens que devem ser realizadas com algo não está funcionando adequadamente.

A tabela a seguir apresenta os problemas frequentes que ocorrem, acompanhados de uma possível solução.

ProblemaPossível Solução
Apenas alguns alunos não escutam o professor falandoSolicitar para o aluno reconectar no Google Meet e verificar suas configurações de som
Ativar seu som no MeetOutras pessoas podem desativar seu som para reduzir o ruído de fundo, mas não podem ativá-lo.Ligue o microfone.Na parte inferior da tela, clique em Desativar som .Observação: nas reuniões criadas com uma Conta do Google pessoal, somente o organizador pode desativar o som de outro participante.
O Acesso ao microfone ou à câmera foi negadoO Meet precisa de permissão para usar a câmera e o microfone no Chrome. Você precisará permitir o acesso quando participar de uma videochamada do Meet pela primeira vez.Você pode alterar a configuração para permitir que o Meet use seu microfone e câmera. Clique no ícone de câmera na barra de endereço e selecione a opção Sempre permitir. 

Identificando problemas com câmera

O fluxograma a seguir apresenta uma passo a passo de operações, um resumo de checagens que devem ser realizadas com algo não está funcionando adequadamente.

Caso você utilize o sistema operacional Windows, pode ser necessário dar permissão para que a câmera funcione no dispositivo, siga a seguinte orientação:

Para abrir a webcam ou a câmera, selecione o botão Iniciar  e, em seguida, selecione a Câmera na lista de aplicativos.
Se você quer usar a câmera em outros aplicativos, selecione o botão Iniciar  e selecione Configurações  > Privacidade > Câmera e ative Permitir que os aplicativos usem minha câmera.
Ali, ative cada um dos aplicativos listados em que você quer usar a câmera
[ ver tutorial completo ]

A tabela a seguir apresenta os problemas frequentes que ocorrem, acompanhados de uma possível solução.

ProblemaPossível Solução
O Acesso ao microfone ou à câmera foi negadoO Meet precisa de permissão para usar a câmera e o microfone no Chrome. Você precisará permitir o acesso quando participar de uma videochamada do Meet pela primeira vez.Você pode alterar a configuração para permitir que o Meet use seu microfone e câmera. Clique no ícone de câmera na barra de endereço e selecione a opção Sempre permitir. 
As pessoas não me veem na reuniãoVerifique se a câmera está ligada e se o computador e o navegador podem acessá-la para mostrar você.
Não consigo habilitar ou exibir imagem da minha câmera, aparece erro ou está desabilitada [ WINDOWS ]Para abrir a webcam ou a câmera, selecione o botão Iniciar  e, em seguida, selecione a Câmera na lista de aplicativos.
Se você quer usar a câmera em outros aplicativos, selecione o botão Iniciar  e selecione Configurações  > Privacidade > Câmera e ative Permitir que os aplicativos usem minha câmera.
Ali, ative cada um dos aplicativos listados em que você quer usar a câmera
[ ver tutorial completo ]

Identificando problemas de rede

O fluxograma a seguir apresenta uma passo a passo de operações, um resumo de checagens que devem ser realizadas com algo que não está funcionando adequadamente.

A tabela a seguir apresenta os problemas frequentes que ocorrem, acompanhados de uma possível solução.

ProblemaPossível Solução
O Meet não responde ou não está disponívelVerificar o Painel de status do Google WorkspacePara ver se o Meet está com problemas, acesse o Painel de status do Google Workspace.Ícone verde: o Meet está funcionando normalmente. Use as dicas de solução de problemas deste artigo para resolver problemas.Ícone amarelo ou vermelho: o Meet está com problemas ou não está disponível. Para saber como se comunicar até a operação voltar ao normal, veja as alternativas para problemas conhecidos.
Por que vejo um problema na rede no Meet?Se ocorrer um erro de firewall ou tempo limite de transporte, é possível que a rede do seu grupo não esteja configurada para videochamadas e reuniões. Por exemplo, é possível que uma porta UDP e TCP necessária esteja bloqueada.
Acesso diversas páginas, mas o Google Meet está indisponívelVerifique o site downdetector https://downdetector.com.br/fora-do-ar/google-meet/

Normalmente as pessoas relatam problemas em questão de minutos, mas normalmente isso é um problema externo, aguarde
A rede não está funcionandoVerifique se o cabo está conectado corretamenteVerifique se a placa de rede está habilitada no sistema operacional

Problemas com o Google Meet

A tabela a seguir apresenta os problemas frequentes que ocorrem, acompanhados de uma possível solução. Outros problemas e suas possíveis soluções podem ser encontradas no link https://support.google.com/meet/#topic=7290455 

ProblemaPossível Solução
Não consigo criar nem participar de uma videochamada do MeetPara criar uma videochamada do Meet ou adicionar um link a um evento do Google Agenda, você precisa fazer login em uma Conta do Google. Só os usuários com acesso ao Google Agenda podem adicionar links aos eventos.
O Meet está mostrando o horário erradoPara mudar o horário no Meet, altere a configuração de fuso horário do Google Agenda
Por que vejo a mensagem “A reunião está cheia?”A reunião pode ter atingido o número máximo de pessoas da sua edição do Google Workspace.O limite do Business Starter, Education Fundamentals e G Suite Basic é de 100 participantes.
Problemas na apresentaçãoSe você não conseguir apresentar em uma videochamada do Google Meet, dê acesso ao navegador para gravar sua tela.Em um computador Apple® Mac® com o macOS® Catalina® versão 10.15 ou posterior, permita que o Firefox® ou o Chrome acesse a gravação da tela:Acesse Preferências do Sistema  clique em Segurança e Privacidade.Clique em Privacidade.À esquerda, clique em Gravação de Tela.À direita, marque a caixa Google Chrome ou Firefox.
Por que a janela da reunião aparece durante minha apresentação?Selecione uma nova guia ao apresentar.Se você apresentar a janela da reunião, é possível que ocorra um efeito de espelho infinito.
Não sei usar o Google MeetO Google fornece um treinamento gratuito e completo sobre as ferramentas, está disponível em https://edu.google.com/intl/pt-BR/teacher-center/products/meet/?modal_active=none

Problemas com o SIGAA

A tabela a seguir apresenta os problemas frequentes que ocorrem, acompanhados de uma possível solução.
Qualquer problema com o SIG deve ser relatada por meio do helpdesk institucional, no endereço https://suporte.ifc.edu.br/

ProblemaPossível Solução
O aluno não tem usuário ao SIGAANecessário realizar auto cadastrado, manual disponível em:https://manuais.dti.ifc.edu.br/doku.php?id=wiki:suporte_tecnico:sigaa_discente 
O aluno esqueceu a senha do SIGAANo próprio portal o aluno consegue solicitar uma redefinição de senha

Usando duas Telas

Caso queira utilizar duas telas ou mais em seu computador, certifique-se que os cabos estejam conectados. Você pode configurar no Windows 10 ou no Ubuntu