Técnico em Segurança do Trabalho

Vem aí: 3ª Semana Acadêmica de Segurança do Trabalho – SAST 2018!!!

Escrito por fernanda.zanotti. 25 de setembro de 2018, às 16:08

O Instituto Federal Catarinense – IFC Campus Videira, convida para a 3ª Semana Acadêmica de Segurança do Trabalho – SAST, promovida pelo Curso Técnico em Segurança do Trabalho.

O objetivo do evento é promover no meio acadêmico e região, discussões acerca das temáticas relativas à Segurança e Saúde no Trabalho.

O evento ocorrerá entre os dias 03 a 05 de outubro e terá entrada gratuita!

Durante os 3 dias o projeto de extensão Café com Segurança em parceria com o Núcleo de Estudos do Contestado – NEC, arrecadará alimentos e produtos de higiene pessoal para doação em regiões de extrema pobreza da Guerra do Contestado.

Os participantes que desejarem receber certificado de participação, poderão efetuar a inscrição no local do evento. 

Segue a programação:

03/10

14:30h – Primeiros Socorros – Corpo de Bombeiros Militar de Videira / SC

            – Formação para servidores do IFC Videira

19:30h – Primeiros Socorros – Corpo de Bombeiros Militar de Videira/SC

            – Formação para estudantes do IFC e interessados

04/10

19:30h – Impactos das nanotecnologias e das novas tecnologias à saúde dos trabalhadores e ao meio ambiente.

            Esp. Mey Rose de Mello Pereira Rink* (Fundacentro /PR)

05/10

19:30h – Como os Grandes Desafios Atuais para a Saúde e Segurança dos Trabalhadores Deveriam ser Abordados?

            Dr. René Mendes**.

* Esp. Mey Rose de Mello Pereira Rink: Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Católica do Paraná, especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela FUNDACENTRO em convênio com a Universidade Federal do Paraná e especialização em Ergonomia pelo Conservatório nacional de Artes e Ofícios da França. Trabalho na FUNDACENTRO Centro Estadual do Paraná desde 1987. Atualmente coordena o projeto Ergonomia da Atividade no Centro Estadual do Paraná e participa do projeto nacional Impactos de Nanotecnologia na Saúde dos Trabalhadores e no Meio Ambiente. Mestranda da Universidade Tuiuti do Paraná no Programa de Mestrado e Doutorado em Distúrbios da Comunicação.

** Dr. René Mendes: Médico formado pela Escola Paulista de Medicina (1971). Especialista em Saúde Pública, Universidade de São Paulo (1974). Especialista em Medicina do Trabalho, Associação Nacional de Medicina do Trabalho/Associação Médica Brasileira (1975). Mestre em Saúde Pública, Universidade de São Paulo (1975). Doutor em Saúde Pública, Universidade de São Paulo (1978). Livre-Docente em Saúde Pública, Universidade de São Paulo (1986). Professor-Titular de Medicina Preventiva e Social, Universidade Federal de Minas Gerais (1991). 40 anos de experiência profissional, havendo trabalhado e ocupado cargos de direção na Fundacentro (1972-1976); CETESB (1976); Ministério da Saúde (Brasília, 1977, 1990/91); Ministério do Trabalho (Brasília, 1990); Secretaria de Estado da Saúde, São Paulo (1987); Organização Pan-Americana de Saúde, (Washington, 1982-1984) e Organização Internacional do Trabalho (São Paulo e Lima, 1987-1989). Foi Professor Assistente-Doutor da UNICAMP (1977-1991); Professor Visitante da Escola de Saúde Pública da Johns Hopkins University (Baltimore, EUA, desde 1983); Professor Titular da Faculdade de Medicina da UFMG (Belo Horizonte, 1991-1997). Atualmente aposentado, colaborando em caráter voluntário. Cerca de 180 trabalhos publicados na forma de artigos em periódicos, resumos em anais de congressos, teses de pós-graduação, capítulos de livros, autoria, edição ou organização de livros, com destaque para o tratado Patologia do Trabalho , atualmente em 2 volumes de 1.000 páginas cada, que conta com a colaboração de 76 co-autores e colaboradores. Vida associativa dedicada a entidades científicas e associativas de Medicina do Trabalho e Saúde do Trabalhador, estaduais (São Paulo e Minas Gerais); nacional: Associação Nacional de Medicina do Trabalho ANAMT, da qual foi seu Presidente. Consultor de organizações públicas e privadas, com extenso portfólio de consultorias internacionais, mediadas pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Organização Mundial de Saúde (OMS) e Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Contamos com sua presença!