Oficinas

Os temas das oficinas em 2014 são todos voltados a Educação, diversidade e inclusão, você poderá se inscrever em duas das oficinas abaixo, sendo uma para a noite de 20/05/2014 e outra para o dia 21/05/2014

Oficina 1
Palestrante: Denise Danielli Pagno
Tema: Propostas de atividades inclusivas para pessoas com deficiência intelectual nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Currículo: Mestranda em Educação, especialista em Microbiologia e Licenciada em Ciências Biológicas. Técnica em Assuntos Educacionais do IFC Videira.
Proposta de Trabalho: A oficina abordará alguns aspectos teóricos com ênfase no desenvolvimento das atividades práticas. Desenvolvimento de atividades e materiais didáticos para adaptar o currículo e as práticas pedagógicas à inclusão de estudantes com deficiência intelectual na sala de aula do ensino regular.

Oficina 2
Palestrante: Lucilene Dal Medico Baerle
Tema: Aprendizagem Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental, utilizando o material dourado.
Currículo: Graduação em Licenciatura em Ciências Plenas – Habilitação Matemática. Especialização em Educação Matemática. Mestrado Profissionalizante no Ensino de Física e Matemática – Habilitação: Ensino de Matemática
Proposta de Trabalho: Utilizando o material dourado será trabalhado o conceito do número natural e as operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão.

Oficina 3
Palestrante: Rodrigo Pivetta Werlang
Tema: Educação musical.
Currículo: licenciado em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Ex-integrante do grupo Polyphonia Khoros (Florianópolis), onde realizou durante dois anos óperas e concerto em turnê pelo estado de Santa Catarina. Atuou como solista nas óperas: Der Schauspieldirektor – Mozart (2010/2011) e As Sete Caras da Verdade – Nico Nicolaiewsky (2011). Atualmente é professor das disciplinas de artes do ensino médio no Instituto Federal Catarinense, campus Videira, atuando também como professor particular de piano, técnica vocal e canto coral.
Proposta de Trabalho: Esta oficina apresenta uma pequena demonstração das possibilidades de ensino da Educação Musical. Tendo em vista a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas e a carência de profissionais formados na área, bem como a característica semi-hibrida da Pedagogia, este encontro pode providenciar uma breve orientação sobre a música nas escolas, não utilizada como recurso pedagógico para os conteúdos de outras disciplinas mas, sim, como uma linguagem dotada de conteúdos próprios.

Oficina 4
Palestrante: Marizete Bortolanza Spessatto e Karla Goularte da Silva Gründler
Tema: Contação de História: oficina de confecção de fantoches.
Currículo:
Marizete Bortolanza Spessatto – Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, com estágio de doutoramento na Università Degli Studi di Padova-Italia. Mestre em Linguística pela UFSC. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense – campus de Videira. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Sociedade e Linguagens e pesquisadora da área de variação linguística e ensino de língua materna.
Karla Goularte da Silva Gründler – Possui graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade do Extremo Sul Catarinense com Especialização em Literatura Brasileira e Construção de Texto pela Faculdade Padre João Bagozzi e Mestrado em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense. Atualmente é professora do Instituto Federal Catarinense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em literatura brasileira, literatura infantil e produção textual.
Proposta de Trabalho: A arte de contar histórias. A contação de histórias como prática cotidiana de estimulo à leitura. Confecção de fantoches com materiais recicláveis.

Oficina 5
Palestrante: Rejane Teresa Marcus Bodnar
Tema: Gênero e sexualidade na escola
Currículo: Possui graduação em Pedagogia Educação Especial Deficiência Mental pela Universidade Federal de Santa Catarina, graduação em Pedagogia Supervisão Escolar pela Universidade Federal de Santa Catarina e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é coordenadora pedagógica da Creche Celso Ramos da rede municipal de ensino de Florianópolis. Atua principalmente nos seguintes temas: educação infantil, formação de professores, gênero e diversidade, prática pedagógica, cotidiano da educação e registro pedagógico.
Proposta de Trabalho: As atividades e debates buscarão promover a sensibilização e o amadurecimento da temática de gênero e as propostas políticas de ações com “orientação sexual na escola”. Abordando os conceitos de gênero e sexo, escolarização básica e a construção da identidade de gênero e os aspectos da sexualidade no cotidiano escolar. As atividades e discussões enfatizarão as identidades de gênero e a sexualidade no contexto da escola, com base no “curso de multiplicadores de gênero na escola pública”. Aspectos teóricos e possíveis ações para a superação de preconceitos, mitos e tabus.

Oficina 6
Palestrante: Caroline Sausen
Tema: Pedagogia de projetos na educação infantil.
Currículo: Graduada em Pedagogia pela Unijui, cursou o curso de qualificação “Problemas do Desenvolvimento na Infância e Adolescência” pelo Centro Lydia Coriat, cursando especialização em Educação Infantil pela UFSM. Já atuou como professora na escola especial e regular, em redes particulares e municipais, dos Municípios de Ijuí e Augusto Pestana. Atualmente, atua como professora na Educação Infantil no Município de Ijuí.
Proposta de Trabalho: A oficina tem como objetivo abordar possibilidades de trabalhar com projetos na Educação Infantil, promover discussões referentes à modalidade, discorrer sobre metodologias utilizadas nas escolas. Apresentar possibilidades de planejamentos e intervenções adequadas para colaborar com os estudos.

Oficina 7
Palestrante: Saulo Zulmar Vieira

Tema: A LIBRAS e o sujeito surdo

Currículo: Mestrando em Estudos de Tradução, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós Graduado na Educação de Surdos: Aspectos Políticos, Culturais e Pedagógicos, pelo Instituto Federal Santa Catarina( IFSC), Câmpus Palhoça Bilíngue. Atualmente é professor de Libras no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense – Sombrio. Graduado em Letras Libras na UFSC, tem experiência na área de Letras com ênfase em Língua Brasileira de Sinais. Possui certificação como Proficiência em LIBRAS – PROLIBRAS (nível médio), pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Proposta de Trabalho: Esta oficina tem como objetivo apresentar os tipos de surdez: visão médica e da comunidade surda, também irá dar dicas de como o professor pode se comunicar com o aluno surdo, para se ter uma melhor inclusão dentro do ensino, não deixando a comunicação totalmente dependente do intérprete. Além disso será ensinado sinais básicos e alfabeto manual.

 

 

 

 

 

 

 

 

Posts Recentes

  1. Bem vindo Comentários desativados em Bem vindo