Síntese palestras/oficinas

Título da palestra: Pequenas propriedades, grandes negócios: Perspectivas, desafios e oportunidades para a agricultura familiar.

Síntese da palestra: A agricultura familiar de Santa Catarina não é sinônimo de agricultura pobre. Nas pequenas propriedades, é possível fazer grandes negócios, desde que se dediquem a atividades de alta densidade econômica, que permitam gerar grande renda em pequenas áreas de terra. Porém, há grandes desafios a serem superados, como melhorar a gestão, o empreendedorismo e a profissionalização dos agricultores.

Cada propriedade é uma empresa e seus resultados dependem da competência dos gestores e da organização das cadeias produtivas. Parte essencial desse processo é o associativismo, o cooperativismo e a formalização das relações dos elos das cadeias produtivas em forma de contratos, como a integração vertical e horizontal. A diversificação da produção, a agregação e apropriação de valor por parte dos agricultores e a produção de produtos diferenciados que tenham diferencial no mercado, como a produção orgânica são aspectos. A sucessão familiar e a atratividade do campo para os jovens permeia esses desafios. O mundo precisa muito dos alimentos produzidos no Brasil e portanto as oportunidades são gigantescas, porém o amadorismo não será mais tolerado pelo mercado. Produzir produtos com qualidade a custo competitivo é condição necessária para podermos transformar as vantagens comparativas da agricultura familiar em vantagens competitivas.

Palestrante: Airton Spies

Síntese do currículo: Filho de agricultor familiar e natural de Itapiranga/SC. Doutor em Economia dos Recursos Naturais, pela University of Queensland da Austrália e Mestre em Ciências Agrícolas pela Lincoln University da Nova Zelândia. Graduado em Agronomia e Administração de Empresas. É Secretário de Estado da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina. Foi Secretário de Estado Adjunto da Agricultura e da Pesca de SC de 2010 a 2014. É pesquisador e extensionista da Epagri há 33 anos. Exerce atividades docentes, sendo professor em cursos de pós-graduação e extensão da Universidade Federal do Paraná.

Instituição: Secretaria da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina – Epagri.

_________________________________________________________________________

Título da palestra: Cooperativismo

Síntese da palestra: Antecedentes históricos e linha do tempo das principais ações; fatores de sucesso considerados na construção do modelo; quais os instrumentos disponíveis para a organização dos produtores e formalização dos empreendimentos; a constituição e funcionamento das redes de cooperação e comercialização; dificuldades enfrentadas e atuais; efeito multiplicador.

Palestrante: Diane Franz

Síntese do currículo: Pedagoga; Extensionista da Epagri.

Instituição: Epagri

_________________________________________________________________________

Título da oficina: Cadastro Ambiental Rural – CAR

Síntese da oficina: Legislação ambiental no Brasil/SC e o CAR – contextualização; conceitos, implicações legais, envolvimento institucional, como fazer (demonstração dos passos da utilização do software e outras ferramentas), dificuldades encontradas, soluções, dúvidas e perspectivas.

Responsável: Nelson Pirolli

Síntese do currículo: Engenheiro Agrônomo graduado pela UFSC em 1983, com Especialização em Economia Rural pela UNOESC em 1995 e especialização em Desenvolvimento Rural Sustentável pela UNOESC em 2001. Funcionário da Epagri desde 1986. Atuou como Diretor e Professor da CNEC, Secretário Municipal de Agricultura e Vereador de Arroio Trinta –SC.

Instituição: Epagri

_________________________________________________________________________

Título da oficina: Regulagem de trator e implementos agrícolas

Síntese da oficina: Como realizar a regulagem e a manutenção de tratores e equipamentos agrícolas e a importância da adoção desta prática.

Responsável: Afonso Luiz Rubini

Síntese do currículo: Experiência na área de manutenção, regulagem de tratores e implementos agrícolas e na área de vendas.

Instituição: Florkar

_________________________________________________________________________

Título da oficina: Uso adequado de equipamentos de proteção individual – EPIs.

Síntese da oficina: Cuidados com a saúde no trabalho com defensivos agrícolas; formas de exposição; formas de absorção pelo homem; causas de intoxicações; uso de EPIs.

Responsável: Francisco Grzesiuk

Síntese do currículo: Técnico Agrícola – formado em Ponta Grossa (1978), Engenheiro Agrônomo – UEM (1983), Trabalhou nas empresas Stauffer, ICI, Zeneca e Syngenta, totalizando 21 anos como representante de vendas. Em 2005 criou a Vest Segura Equipamentos de Proteção Individual Ltda, que atua nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A fabricação é 100% focada em EPI`s para aplicação de defensivos. Realiza palestras e treinamentos na área de EPI`s para Produtores Rurais, Técnicos e Agrônomos de Cooperativas e Revendas, Escolas Técnicas e Faculdades de Agronomia.

Instituição: Empresa Vest Segura

_________________________________________________________________________

Título da oficina: Jogos Cooperativos: Exercitando a Convivência

Síntese oficina: A sociedade valoriza o individualismo e a competição. Os jogos cooperativos vêm para quebrar estes paradigmas, pois eles servem como um processo facilitador da convivência (viver-com-os-outros) e da cooperação (trabalhar-com-os-outros). Jogos cooperativos são dinâmicas de grupo que têm por objetivo, despertar a consciência de cooperação e promover efetivamente a cooperação entre as pessoas a partir de atividades lúdicas. “Se o importante é competir, o fundamental é cooperar” (BROTTO, 1995).

Responsável: Daniela Helena Conorath

Síntese do currículo: Extensionista social da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – Epagri. Formação Técnica em agropecuária e Psicologia.

Instituição: Epagri

_________________________________________________________________________

Título da oficina: Manejo de plantas e monitoramento de pragas em fruticultura de clima temperado.

Síntese oficina: Manejo de condução e de poda; monitoramento das principais pragas de frutíferas de clima temperado.

Responsáveis: André Luiz Külkamp de Souza e Alexandre Carlos Menezes-Netto

Síntese dos currículos:

André Luiz Külkamp de Souza – Graduação em Agronomia pela Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (UFPel); bolsista da CAPES em nível de mestrado e CNPq em doutorado no Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Universidade Federal de Pelotas (PPGA/UFPEL), na área de concentração em Fruticultura de Clima Temperado. Auditor Técnico do Sistema Nacional de Certificação de Unidades Armazenadoras. Extensionista Rural da Ascar/Emater de 2011 a 2014. Atualmente é pesquisador da Epagri – Estação Experimental de Videira-SC.

Alexandre Carlos Menezes Netto, engenheiro agrônomo pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Mossoró-RN, onde desenvolveu trabalhos com a moscaminadora do meloeiro e seus parasitoides associados. Mestrado e doutorado em Entomologia agrícola pela Universidade Estadual Paulista/Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (UNESP/FCAV), Jaboticabal-SP, em 2010 e 2014, respectivamente. Pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), em Videira-SC.

Instituição: Epagri

_________________________________________________________________________

Título da palestra: Produção de leite no Brasil: Desafios e Tendências

Síntese da palestra: Perspectivas do cenário da atividade leiteira no mundo, no Brasil e em Santa Catarina, tendo como base a qualidade da matéria-prima.

Palestrante: Alexandre Henrique Strassburger

Síntese do currículo: Graduado em Tecnologia em Alimentos – Química – Senai – Centro de Tecnologia em Alimentos (2005), especialista em Engenharia de Produção (Furb) e Responsabilidade Social Empresarial (Unochapecó). Atualmente é Coordenador da Qualidade do Leite, da Cooperativa Central Oeste Catarinense. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Engenharia do Produto, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação primária, processos, pagamento por qualidade, diagnóstico e georreferenciamento da cadeia de leite, rastreabilidade na área de lácteos, assessoria e treinamento na área de qualidade e produtividade e transporte de

matérias primas.

Instituição: Cooperativa Central do Oeste Catarinense – Aurora

_________________________________________________________________________